Notícias
Bom Jesus relembra os 50 anos do Golpe
O Centro de Memória do campus Bom Jesus realiza no dia 31 de março o evento “Relembrando os 50 anos do Golpe”, ocorrido na mesma data em 1964. A programação contará com exposição de painéis sobre temas ligados à Ditadura Militar e de trabalhos dos alunos sobre “Ditadura e Democracia” durante todo o dia.
O evento terá, ainda, apresentações de música no hall do Bloco de Ensino a partir das 12h, seguida das palestras da professora de História, Elaine Tardin, sobre a visão do regime militar em Bom Jesus, e do médico aposentado e ex-presidente da UNE, José Luiz Pereira Guedes, que contará sua trajetória de vida e luta no movimento estudantil.
José Luiz participou da reunião clandestina da UNE em Ibiúna, em 1968, foi preso, viu colegas do movimento estudantil serem presos, torturados, e depois se exilou na França, retornando ao Brasil em 1979, com a Anistia.
- Este evento nos faz relembrar uma memória que muitos desejam esquecer, mas que é fundamental para pensarmos e debatermos conceitos e temas tão atuais, ligados à democracia, liberdade de expressão e direitos civis e políticos – afirma a professora de História e coordenadora do Centro de Memória do campus Bom Jesus, Fernanda Rabelo.
(Publicada em 28/03/14)