Campus Bom Jesus doa 2000 mudas de plantas para a comunidade

por admin publicado 19/05/2010 20h25, última modificação 14/12/2017 14h51
As mudas de açaí, hibisco, amora e palmeira real foram entregues para cerca de 20 alunos do Instituto Profissional São José, na tarde desta quarta-feira, dia 19.

O campus Bom Jesus do Itabapoana doou cerca de 2000 mudas de plantas para o Instituto Profissional São José, localizado no distrito de Santo Eduardo. As plantas foram distribuídas na tarde desta quarta-feira, 19, para cerca de 20 estudantes assistidos pelo projeto “Ampliando os Horizontes”.

As mudas foram doadas para a instituição com o intuito de reflorestar o espaço externo da escola e a mata ciliar do Rio Itabapoana, que está situado em frente.

Os alunos estão trabalhando na limpeza do local do plantio e, com o auxílio de técnicos agrícolas, já começam a plantação das mudas de amora, palmeira real, açaí e hibisco, na próxima semana.

Para Angélica Sampaio, técnica agropecuária, a plantação vai beneficiar o ambiente e a comunidade interna. “O plantio vai ser útil para o meio ambiente e também para os jovens que com o passar do tempo vão poder usufruir da sombra e dos frutos provenientes das árvores”, completa.

Para Walter Farah, aluno do projeto assistencial, as mudas vão incentivar o aprendizado da produção agrícola. “Aqui nós aprendemos a capinar e a plantar e vamos dar o nosso melhor para que este lugar fique mais bonito”, conclui.

O projeto de doação de mudas do campus Bom Jesus acontece desde o ano de 2005 e já contemplou instituições assistenciais e produtores agrícolas da região.

Segundo o professor Lanusse Cordeiro, uma equipe do campus Bom Jesus trabalha na produção das mudas e ainda há o intuito de doar outros exemplares para o Instituto São José.

“Trabalhamos com uma equipe de nove pessoas e temos o objetivo de doar cerca de 20 mil mudas para cá. Este projeto integra a comunidade e a nossa Instituição, o que para nós é uma satisfação imensa”, finaliza.

Ampliando Horizontes – Cerca de 80 jovens carentes, de 14 a 17 anos, da comunidade de Santo Eduardo, são assistidos com atividades de reforço escolar, informática e aula de práticas agrícolas, além de auxílio pedagógico, psicológico e assistência social. Para participar, os adolescentes precisam passar por análise socioeconômica e estar matriculado em alguma instituição de ensino.