Exposição Memórias do nosso Futebol

por admin publicado 24/06/2014 12h15, última modificação 14/12/2017 14h51
Promovida pelo Espaço Cultural Luciano Bastos em parceria com o Centro de Memória do campus Bom Jesus, a exposição estará aberta para visitação até agosto.

Devido ao sucesso de público e crítica, a exposição “Memórias do nosso Futebol: 100 anos do Olympico F.C. e do Progresso F.C.” será prorrogada até o mês de agosto deste ano. Em cartaz no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana, a exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

Inaugurada no dia 15 de maio deste ano, a exposição conta a história de dois clubes de futebol centenários dos municípios vizinhos de Bom Jesus do Itabapoana-RJ e Bom Jesus do Norte-ES: o Olympico F.C., fundado em 23 de março de 1914, e o Ordem e Progresso F.C, fundado em 06 de maio do mesmo ano.

Coleções de faixas, medalhas e troféus conquistados pelos clubes, apresentação de banners, fotografias, documentos, recortes de jornais da região, uniformes, bandeiras e ingressos de jogos poderão ser vistos na exposição, que traz também a imagem do 1º jogo entre o Olympico e o Progresso, disputado em 07 de junho de 1914, e vídeos com temas relacionados ao futebol, produzidos por alunos das turmas de 3º ano do campus Bom Jesus.

A coordenadora do Espaço Cultural Luciano Bastos, Cláudia Bastos, está satisfeita com o sucesso da exposição: “A receptividade está sendo muito boa, estamos recebendo visitas de escolas e da comunidade. A exposição “Memórias do nosso futebol” foi uma das melhores que tivemos até hoje”, disse Cláudia.

A professora de história e coordenadora do Centro de Memória do campus Bom Jesus, Fernanda Rabelo, diz que a experiência foi muito positiva. “Estamos sediando a Copa do Mundo, e o futebol é um elemento de identificação cultural muito importante na nossa sociedade. Além disso, por meio deste projeto e do contato com os clubes, os estudantes puderam perceber a relevância da memória do futebol nas cidades”, afirma Fernanda.

Exposição Memórias do nosso Futebol - Fernanda e Cláudia

A professora Fernanda Rabelo e a coordenadora do ECLB, Cláudia Bastos.

IFF nas redeshttp://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 24/06/14)