I Curso de Extensão da Agroindústria em Pádua

por admin publicado 10/11/2011 11h00, última modificação 14/12/2017 14h52
O câmpus Bom Jesus do Itabapoana promoveu o I Curso de Extensão da Agroindústria em Santa Cruz, distrito de Santo Antônio de Pádua (RJ). Foram três dias de aulas.

O câmpus Bom Jesus do Itabapoana promoveu, no último fim de semana, o I Curso de Extensão da Agroindústria no Rancho Agropecuário, em Santa Cruz, distrito do município de Santo Antônio de Pádua (RJ). Foram três dias consecutivos de aulas teóricas e práticas sobre as técnicas de produção de defumados e embutidos suínos, de doces e conservas vegetais.

Os professores João Renato Escudini, Juliana Vidigal, Emilly Oliveira e a funcionária Verônica Abreu, formada nos cursos de Técnico em Agroindústria e Agropecuária do câmpus, ministraram 20 horas de aulas a 40 alunos da comunidade de Santa Cruz. Para Verônica Abreu, o curso foi importante pela transferência de conhecimento entre o IFF e a produção local.

“Ficamos três dias e o saldo é muito positivo. Muitas mulheres da comunidade já produzem doces e bolos desde a época que nasci. Com o curso de conservas e doces, elas poderão agregar mais valores a esta produção. Tivemos uma rica troca de experiência. Aprendemos as receitas delas e mostramos as nossas”, lembrou Verônica.

A presença do câmpus Bom Jesus ocorreu após a Associação de Moradores de Santa Cruz ter manifestado o interesse em receber aulas no distrito. Ciente desta necessidade, o câmpus Bom Jesus realizou uma visita prévia para identificar quais os cursos que mais se adaptariam à realidade do local.

A professora Juliana Vidigal ressaltou que a variedade de produtos chamou a atenção não só das mulheres, mas também dos homens e crianças. Além disso, o curso mostrou um pouco do que é realizado dentro do câmpus Bom Jesus do Itabapoana.

“Interessante que havia casais e crianças durante o curso. A esposa mais interessada nos doces; o marido, nos embutidos suínos. Alguns, inclusive, vão tentar ingressar no IFF participando do Processo Seletivo. Provavelmente teremos alunos em Bom Jesus provenientes de Santa Cruz”, destacou Juliana.

Para o professor João Renato Escudini o encontro ajudou a fortalecer o setor de agroindústria do câmpus Bom Jesus.

“Foi um ótimo trabalho feito em Santa Cruz. Os participantes e professores estiveram completamente envolvidos. O curso fortalece os laços sociais e profissionais da equipe da agroindústria do câmpus”, disse João Renato.

No encerramento do curso, os participantes se reuniram para uma feijoada. Toda refeição foi produzida pelos próprios alunos durante o curso.

Veja mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.