IFF e Inea: parceria para apoio ao produtor rural

por admin publicado 28/07/2015 18h15, última modificação 14/12/2017 14h53
IFF, campus Bom Jesus e Inea/RJ discutem Acordo de Cooperação Técnica para apoiar pequenos produtores no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural.

O objetivo da parceria, que foi tema de reunião realizada no dia 17 de julho, no Centro de Referência do IFFluminense, é apoiar e orientar os pequenos produtores da região no preenchimento correto do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma ferramenta importante no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, e que aborda aspectos como a delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).

A reunião contou com a participação do reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas, da pró-reitora de Extensão e Cultura, Paula Bastos, do diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, do coordenador e dos professores do curso técnico em Meio Ambiente do campus, Carlos de Freitas, Carlos Dambroz e Rafael Gardoni, e dos representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), Júlia Bochner, Flávio Valente e Leonardo Campaneli.

Paula Bastos diz que, inicialmente, há um envolvimento direto do campus Bom Jesus nesta parceria, com potencial de atuação de diversos cursos, como os de Técnico em Meio Ambiente e em Agropecuária, mas que esta demanda poderá ser estendida a outros campi do IFF, posteriormente.

“Do ponto de vista acadêmico, esse apoio aos pequenos produtores será uma importante experiência para os estudantes. Destaco, dentre as várias potencialidades, o maior conhecimento sobre a realidade rural de sua região, conhecimento dos produtores rurais e suas demandas, as questões legais que envolvem a proteção ambiental em uma propriedade agrícola, entre outros fatores”, afirma a pró-reitora.

O campus Bom Jesus possui um histórico voltado para a área agrícola, além de desenvolver diversos projetos que visam à preservação ambiental rural e o apoio ao pequeno produtor, através de visitas técnicas e projetos de extensão.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em 28/07/2015)