IFF e prefeitura de Cambuci firmam parceria

por admin publicado 15/07/2010 11h25, última modificação 14/12/2017 14h52
Diretor do campus Bom Jesus e prefeito de Cambuci discutiram novas propostas educacionais para o Núcleo Avançado de Cambuci.

Cambuci, no noroeste do estado do Rio, vai ganhar um núcleo avançado do Instituto Federal Fluminense e os trabalhos de implantação já começaram. O Diretor Geral do campus Bom Jesus, Fernando Ferrara e a Pró-Reitora de Ensino do IF Fluminense, Fabíola Ney se reuniram nesta quarta-feira, 14 de julho com o Prefeito do município, Osvaldo Botelho, para tratar de assuntos referentes à implantação do núcleo.
     O núcleo avançado de Cambuci será implantado numa propriedade de 50 hectares da Fazenda Santo Antão, que pertencia ao Ministério da Agricultura e foi transferida para o Instituto Federal Fluminense. A área servia de base para projetos do Ministério na área de fruticultura e possui alta tecnologia. Dispõe também de infra-estrutura adequada para difusão de conhecimento prático para os alunos e, assim, amplia possibilidades de desenvolvimento na área agrícola para as comunidades dos municípios das regiões norte e noroeste.
     Para o prefeito de Cambuci, Osvaldo Botelho, a parceria com o IF Fluminense trará desenvolvimento e profissionalização no setor agrícola e educacional da região. “A vinda do IF Fluminense contribui para a qualificação da mão de obra do agricultor, dando conhecimento e qualificação para a nossa comunidade, evitando o êxodo rural, que é uma realidade comum em Cambuci”, declara.
     Na área, também funciona um colégio agrícola que dá formação no ensino médio aos alunos de Cambuci, por isto a Pró-Reitora de Ensino e o Diretor Geral do campus Bom Jesus também se reuniram, em São Fidelis, com a Diretora do Colégio Estadual Agrícola de Cambuci, Nilva Maria Ragoso e a Coordenadora Regional de Educação, Ana Lúcia Soares, para discutir uma possível parceria. A idéia é implantar cursos de formação inicial e continuada, FIC, e Técnico para os alunos da região.
     “A nossa intenção é possibilitar ao aluno de Cambuci, além da formação que já é oferecida no colégio agrícola, a formação e o conhecimento técnico, pois, assim ele poderá  ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, esclarece Fabíola.
     Já o Diretor Geral do campus Bom Jesus declarou que a parceria do IF Fluminense com o Colégio Agrícola de Cambuci vai ser importante para a atuação do núcleo avançado, uma vez que será possível oferecer ensino concomitante e unir experiências das duas instituições, priorizando as necessidades locais. “A parceria ainda depende do posicionamento da Secretaria Estadual de Educação. Esta definição será importante para que possamos estabelecer que tipo de ensino será oferecido pelo núcleo”, afirmou.
    Durante a reunião em São Fidelis ficou combinada uma visita dos alunos e professores do Colégio Agrícola de Cambuci ao campus Bom Jesus do Itabapoana, para que sejam conhecidos os trabalhos do IF Fluminense na região. As aulas no campus avançado devem começar no ano que vem.