Informatização do comércio em debate

por admin publicado 10/10/2013 12h35, última modificação 14/12/2017 14h52
Alunos do Curso Técnico em Informática apresentaram trabalho de pesquisa sobre o nível de informatização do comércio no município de Bom Jesus do Itabapoana.

O campus Bom Jesus marcou presença na II Semana Acadêmica do campus Itaperuna, realizada entre os dias 02 e 05 de outubro, com a apresentação do trabalho de pesquisa sobre o nível de informatização do comércio de Bom Jesus, dos alunos do 2° ano do Curso Técnico Integrado de Informática e bolsistas de Iniciação Científica Júnior, Afonso Ambrosio Beiral e Raphael José Ferraro.

Durante a apresentação, os estudantes debateram com a comunidade de Itaperuna os desafios do técnico em informática para se empregar no município de Bom Jesus, apresentando os resultados da pesquisa, que apontam um elevado índice de informalização da profissão no município e desconhecimento dos benefícios da informatização por parte dos comerciantes.

No final do debate, os alunos do campus apresentaram algumas propostas de ações para melhoria do cenário, que incluem chamar os comerciantes para dentro do IFF campus Bom Jesus, a fim de que eles conheçam mais sobre o curso, o perfil de seus egressos, e como eles podem se beneficiar adotando a tecnologia da informação no auxílio da gestão do seu estabelecimento comercial.

A participação do campus Bom Jesus contou, também, com a presença dos professores de Informática Francisco Freitas Neto e Henrique da Hora, que acompanharam os alunos e compuseram, com professores de outros campi do IFF, a mesa redonda com o tema "Os profissionais de TI - da análise de requisitos ao produto”. A mesa redonda serviu como aula inaugural para a primeira turma do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do campus Itaperuna. O professor Francisco falou sobre "Desenvolvimento de Software" e o professor Henrique falou sobre "Infra-estrutura e Software livre".

(Publicada em 10/10/13)