Início da pré-seleção do Programa Mulheres Mil

por admin publicado 17/11/2011 12h45, última modificação 14/12/2017 14h52
O câmpus Bom Jesus iniciou a pré-seleção de candidatas a participar do Programa Mulheres Mil. Em dois dias, foram sessenta inscrições. Na próxima quarta-feira haverá nova etapa da pré-seleção.

O Programa Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável - já começou no câmpus Bom Jesus do Itabapoana. No último fim de semana, a Coordenadora da Orientação Educacional e Pedagógica, Saionara Rosa da Cruz, a professora Thaís Almeida e a pedagoga Valéria Júlio iniciaram o processo de pré-seleção das 100 mulheres que participarão do projeto.

Na sexta-feira, 11 de novembro, 23 mulheres do Assentamento Santa Fé, localizado no município de Apiacá (ES), participaram da palestra para explicar o funcionamento do projeto. As mulheres presentes esclareceram suas dúvidas e, logo depois, passaram por uma entrevista para avaliar a possibilidade de ingressar no Mulheres Mil. O encontro contou com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Apiacá.

No domingo, 13 de novembro, foi a vez da comunidade de Nova Bom Jesus, do município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ). A quantidade de interessadas foi ainda maior, totalizando sessenta pré-inscrições no projeto. Para Saionara Cruz, o elevado número de procura pelo programa não era esperado.

“Fiquei bastante empolgada com o que vi. Trata-se do início de um trabalho em que buscamos melhorar a vida dessas mulheres que passam por tantas dificuldades. Não esperava uma receptividade tão grande, estou realmente surpresa. Isso só valoriza o trabalho e aumenta nossa responsabilidade”, disse Saionara.

Na próxima quarta-feira, 23 de novembro, o Programa Mulheres Mil continuará o processo de pré-seleção, desta vez em Santa Rita, também no município de Apiacá.

O Programa Mulheres Mil nasceu em 2007 com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres desfavorecidas do nordeste e norte brasileiro. O programa foi aplicado em treze estados brasileiros, por meio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC) e com a Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA).

Com o sucesso, o projeto está em processo de expansão para todo o território nacional. Dentre os novos objetivos do Mulheres Mil estão a ampliação do número de Institutos Federais integrantes do Programa Mulheres Mil, a capacitação de servidores na utilização da metodologia Mulheres Mil e a inclusão de mulheres desfavorecidas no programa.

Conheça mais sobre o Programa Mulheres Mil aqui

Veja mais fotos da pré-seleção em www.flickr.com/iffbomjesus.