Palestra e implantação do café Conilon Vitória

por admin publicado 04/11/2011 14h40, última modificação 14/12/2017 14h52
Alunos participam de palestra de Getúlio Santos, ex-aluno do câmpus Bom Jesus do Itabapoana. Durante a palestra ocorreu a implantação da variedade clonal de café Conilon Vitória.

Durante toda a semana, alunos do Curso Técnico em Agropecuária do câmpus Bom Jesus do Itabapoana passaram por novas experiências: a participação na implantação da variedade clonal de café Conilon Vitória e a palestra motivacional ao ar livre do ex-aluno Getúlio Carlos de Oliveira dos Santos, Fiscal da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (ES).

A implantação e a palestra ocorreram no próprio câmpus Bom Jesus. O projeto de realização de aulas com plantio de produção de mudas de café é do professor Lanusse Araújo. Durante a atividade, o professor Kleberson Araújo acompanhou os estudantes. Para ele, esta união de ex-alunos, atuais e a prática no campo só traz benefícios.

“Há troca de conhecimento, colocando o aluno em contato com o produtor rural. Aproveitamos o momento para fazer o plantio e mostrar que temos um material de elite que pode ser repassado ao produtor. A presença do Getúlio aqui só valoriza o trabalho feito pelo câmpus. Hoje, ele é um profissional bem sucedido e esteve neste mesmo local onde os alunos estão”.

Enquanto ocorria a implantação, o ex-aluno Getúlio Carlos Oliveira dos Santos conversava com os estudantes. Ele concluiu o Curso Técnico em Agropecuária subsequente no ano de 2005. Getúlio acredita que a sua visita pode incentivar o aluno a alcançar o sucesso.

“O sucesso está nas mãos dos alunos. Aqui é como um garimpo, precisam a cada dia buscar mais conhecimento. O câmpus cresceu bastante e toda vez que venho é uma enorme satisfação. Nesta visita, tive a oportunidade de passar para os alunos tudo o que eu vivi até chegar onde estou. Para mim é como se estivesse voltando no tempo, vivenciando o campo novamente”, ressaltou Getúlio.

A implantação do café Conilon Vitória (Incaper 8142) no câmpus Bom Jesus é fruto de uma parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O café Conilon, desenvolvido pela Incaper, é uma variedade clonal formada pelo agrupamento de 13 clones superiores selecionados entre os materiais genéticos considerados como “elite”. Nesta parceria, a Incaper cede os clones de café ao câmpus Bom Jesus, que fica responsável pelo tratamento até o momento adequado de plantar. O professor Lanusse Araújo ressalta que as mudas reproduzidas serão distribuídas aos pequenos produtores.

“Estamos em uma região de baixa altitude e clima quente, ou seja, uma área propícia para este tipo de café. Os produtores daqui cultivam o café, só que não possuíam o material mais avançado tecnologicamente para a atividade. O que queremos é distribuí-lo aos pequenos produtores. Assim, eles poderão iniciar a produção em maior escala no vale do Rio Itabapoana”.

Mais fotos em www.flickr.com/iffbomjesus.