Notícias

Palestras sobre gênero e sexualidade

por admin publicado 04/11/2014 14h20, última modificação 14/12/2017 14h52
As palestras tiveram o objetivo de despertar nos estudantes uma reflexão crítica sobre as desigualdades entre homens e mulheres e as diversas opções sexuais existentes.

 O professor de sociologia do campus Bom Jesus, Eduardo Moreira, promoveu um ciclo de palestras sobre gênero e sexualidade, voltadas para os estudantes das turmas de 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. No dia 29 de outubro, a mestranda do programa de Políticas Sociais da UENF, Natália Ribeiro, falou sobre “Construção Simbólica dos Corpos: Gênero e Sexualidades”.

 Nos dias 19 e 23 de outubro, os estudantes participaram de palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência, com a enfermeira do campus Bom Jesus, Sylvia Helena Rabello.

 Eduardo Moreira conta que vem trabalhando temas relacionados ao gênero e sexualidade com os alunos em sala de aula, desde o mês de agosto, por meio de exposições dialogadas, vídeos, leitura e produção de textos, seminários, relatórios e trabalhos de pesquisa. O professor diz que as desigualdades existentes entre homens e mulheres são fruto do percurso histórico de uma sociedade patriarcal, que constrói a representação social do que é positivo como algo ligado ao gênero masculino, heterossexual e branco.

 “Espera-se desenvolver nos estudantes um olhar capaz de fazer com que eles não vejam mais as coisas a partir de um único ângulo de visão, mas sim a partir de múltiplas possibilidades de compreensão do ser humano e suas inter-relações, rumo a uma sociedade mais igualitária, tolerante e, por consequência, mais justa”, afirma Eduardo.

 Para finalizar o projeto, os alunos escreverão uma redação ligada ao tema, que será inscrita no prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero”, promovido pelo MEC.

 

Palestras gênero e sexualidade

Professor Eduardo e enfermeira Sylvia durante palestra

 

 Palestras sexualidade e gênero 2

Natália Ribeiro fala sobre gênero e sexualidade

 

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

 

(Publicada em:04 /11/14)