Parceria busca criação de cursos em Italva

por admin publicado 08/10/2011 14h25, última modificação 14/12/2017 14h52
Reunião no Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata) contou com a presença de novos parceiros

A segunda reunião entre o campus Bom Jesus do Itabapoana e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária/Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) ocorreu no Nata, em São Gonçalo (RJ). Com a finalidade de discutir parceria para a criação de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Italva (RJ), o encontro apresentou novidades.

Além do campus Bom Jesus do Itabapoana e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, instituições como o Instituto Grupo Pão de Açúcar , a Redetec (Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro), o Senar/RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sindilat/RJ (Sindicato das Indústrias e Laticínios do Rio de Janeiro) participaram da reunião, ocorrida na última quarta-feira, 05 de outubro.

Os representantes das instituições concluíram que as próximas ações devem ser rápidas, com a apresentação do projeto até o fim de 2011, visto que o crescimento do Noroeste Fluminense encontra-se em ritmo acelerado. A Emater/Italva, com sua boa estrutura física, abrigaria o curso técnico pós-médio e os de curta duração. Mergulhado na materialização da parceria, O IFF Bom Jesus do Itabapoana, inclusive, já cadastrou o curso de 160 horas de laticínios no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O encontro foi conduzido por uma abordagem humana. Levou-se em consideração, além da questão educacional, a necessidade de fixação do homem ao campo e do desenvolvimento do setor agropecuário. Os cursos terão que focar o empreendedorismo, o desenvolvimento regional e o empresariado, preparando o profissional para atender o atual mercado, em expansão.

O campus Bom Jesus do Itabapoana foi representado pelo Diretor Geral Fernando Ferrara e pela professora Juliana Gonçalves Vidigal. Pelo Instituto Grupo Pão de Açúcar, Denise Narretti, Hélio Vilas Bôas e Alexandre Hargreaves Vieira. Pela Emater, o Diretor Presidente Justino Antonio da Silva e a Gerente em Agroindústria e Turismo Rural Solimar Oliveira de Farias. Também participaram Marcelo de Sá Pacheco, da Redetec, Raquel Lima, do Senar, Lídia Regina Espínola, do Sebrae e Diego de Souza, do Sindilat.

A próxima reunião ocorrerá no dia 17 de outubro, no Nata, com a participação do Grupo de Trabalho, composto pelo IFF Bom Jesus do Itabapoana, Emater, Sebrae, Senar, Redetec e pelo Instituto Grupo Pão de Açúcar.

Veja aqui a notícia sobre o primeiro encontro.