Ações no IFFluminense marcam o Dia Nacional de Mobilização

por Comunicação Social da Reitoria publicado 30/09/2016 15h15, última modificação 03/10/2016 10h15
Todos os campi do IFFluminense se mobilizaram em defesa da Educação Profissional e Tecnológica Pública, Gratuita, de Qualidade e para Todos na última quinta-feira, dia 29.
Ações no IFFluminense marcam o dia Nacional de Mobilização

O reitor Jefferson Azevedo fez a leitura da Carta da vitória para a comunidade

Os Institutos Federais e os seus campi espalhados em 584 municípios do Brasil uniram-se nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, em um ato de Mobilização em Defesa da Educação Pública e Gratuita. As atividades tiveram o objetivo de dar amplo conhecimento sobre o atual cenário da Rede Federal e sensibilizar as comunidades para que se incorporem ao processo de mobilização, com discussão a partir da Carta de Vitória, as questões que ameaçam a educação pública brasileira, o projeto original dos IFs e a sustentabilidade das instituições.

Em Campos, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, o presidente do Sinasefe, Paulo Caxinguelê, e os diretores-gerais dos campi Centro, Guarus e Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, Christiano Leal, Carlos Alberto Henriques e Rogério Áten, respectivamente, reuniram a comunidade acadêmica no Auditório Miguel Ramalho do Campus Centro para a leitura da Carta de Vitória e para dar amplo conhecimento sobre o contexto nacional em que se encontram os institutos e a educação pública e gratuita do país.

"As medidas que vêm sendo tomadas pelo governo ameaçam todo o planejamento que estava sendo feito para consolidação dessa Rede. Os agentes públicos precisam entender a grandiosidade que são os institutos federais. São cerca de 800 mil estudantes que fomos ao encontro no Brasil mais distante, são família que são impactadas com essa oportunidade e nós não abrimos mão, como Rede Federal, do ensino público, gratuito e de qualidade. Esta é uma única etapa de um grande processo que não se finda", disse o reitor.

O Instituto Federal Fluminense também contou com ações realizadas nos campi Maricá, Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci,  Macaé e São João da Barra.

A ação fez parte de uma grande estratégia que se desdobrará em outras manifestações pelo país. No mês de novembro, durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2017, no Congresso Nacional, está prevista a Marcha de Brasília, com a presença dos diretores-gerais, pró-reitores e reitores de toda a rede federal. A data será posteriormente definida, considerando o cronograma de apreciação do Ploa 2017 no Congresso. Precedendo à Marcha de Brasília, deverão ser articuladas ações junto às bancadas federais nos respectivos estados para que os parlamentares tenham conhecimento prévio das pautas.

Comunicação Social da Reitoria.