A Física Contemporânea

Aula Magna do Mestrado em Ensino de Física

por Ascom Reitoria publicado 17/02/2016 21h54, última modificação 22/02/2016 21h50
O Programa de Pós-Graduação do IFFluminense convida a comunidade acadêmica para a Aula Magna do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).
Aula Magna do Mestrado em Ensino de Física

O professor José Abdala Helayel, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), vai palestrar sobre o tema “A Física Contemporânea e seus desafios para a Epistemologia”.

A Aula será realizada no dia 25 de fevereiro de 2016, às 16h, no Auditório Reginaldo Rangel do campus Campos Centro. O professor José Abdala Helayel, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), vai palestra sobre o tema “A Física Contemporânea e seus desafios para a Epistemologia”.

O tema aborda que os desenvolvimentos teórico, fenomenológico e experimental da Física mais recentes desafiam o tradicional método científico Galileo-Newtoniano. Na linha do pensamento Diraqueano, a Matemática adquiriu o sentido de um "aparelho" exploratório da Natureza e da Realidade, passando a ser mais do que a simples linguagem de que se vale a Física para codificar os fenômenos naturais.

Nesta direção, a busca pela compreensão do Universo em suas escalas sub-microscópica (os neutrinos) e astrofísico-cosmológica (a luz) nos coloca diante de um amplo debate que questiona se a Física é uma Ciência que simplesmente descreve a Natureza ou uma Ciência que constrói realidades. Estas, uma vez estabelecidas, estendem a nossa visão de mundo natural. O Grande Anel Colisor de Hádrons – o LHC do CERN -, nesta ótica, traz desafios não só à Física, mas também à Epistemologia.

Sobre José Abdala  Helayel:

Professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Magister Philosophiae em Física (MPh) pela International School for Advanced Studies in Trieste (1981) e PhD em Física, também pela International School for Advanced Studies in Trieste (1983). É pesquisador na área de Física, com ênfaseem Teoria Geralde Partículas e Campos, concentrando-se principalmente nos tópicos: Supersimetria/Supergravidade, Teorias de Yang-Millsem Dimensões Arbitráriase Aspectos Perturbativos das Teorias Quânticas de Campos.

Dedica-se também à pesquisa e ao ensino na área da Educação, com foco na Educaçãoem Periferias Urbanas, trabalhando em projetos de ensino, pesquisa e extensão que focalizam a Educação para Ciência, a Divulgação Científica, a Orientação Vocacional e o Ensino em Cursos de Pré-Vestibular Comunitários voltados para as classes populares. É fundador do Núcleo de Petrópolis e de alguns Núcleos do Rio de Janeiro, os quais ensinam as disciplinas de Física Geral, Matemática, Química, Introdução à Física Moderna, Questões da Física Contemporânea e Ciência-Cultura-Cidadania.

O Programa:

O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) – Polo  34/IFFluminense possui atualmente dez alunos que integraram a primeira turma (2014.1) e oito que ingressam nesta nova etapa (2016.1). O programa tem por objetivo capacitar, em nível de mestrado, professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula.