Notícias

Intercâmbio

Bolsas de estudo no Canadá com inscrições abertas até 25 de abril

por Comunicação Social da Reitoria publicado 06/03/2017 18h37, última modificação 12/03/2017 17h42
Escritório de Cooperação Internacional do IFF divulga que estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá podem se inscrever em Programa de Bolsas.
Bolsas de estudo no Canadá com inscrições abertas até 25 de abril

 O Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program, em inglês / PFLA - Programme des futurs leaders dans les Amériques, em francês) está com inscrições abertas. As bolsas são oferecidas a estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. Os interessados têm até o dia 25 de abril para se inscrever, e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante.

 Para concorrer a uma das bolsas da edição 2017-2018, é preciso estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, não havendo um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadenses e brasileiras.

 Durante a permanência no Canadá, os bolsistas devem manter o vínculo com seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por quatro meses e $9.700 dólares canadenses por cinco a seis meses. Os valores acima são administrados pelas instituições canadenses anfitriãs e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), além de despesas com moradia e subsistência.

 A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

 Segundo o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, aquele país reconhece que o intercâmbio é muito mais que uma experiência acadêmica. É uma experiência de vida que se refletirá em inúmeras outras áreas, como nos negócios, nos investimentos, na arte e na cultura.

“Todos os brasileiros que participaram do ELAP são verdadeiros embaixadores do Canadá no Brasil. São eles que criarão os elos importantes e duradouros para unir as duas nações e formar a base para uma ampla cooperação”, afirma.

 Uma relação dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada na página da Universities Canada e na página do Colleges and Institutes Canada. Para conhecer a experiência de quem já participou do programa, visite o site da Rede Alumni Canada Brasil.

Sobre o ELAP

 Lançado em abril de 2009, o programa contemplou 768 bolsistas brasileiros entre 2009 e 2015. Só em 2016, o ELAP selecionou mais 159 brasileiros.

 O ELAP compreende as diversas áreas de conhecimentos e disciplinas, como Ciências Sociais e Humanas, Direito, Educação, Música, Ciências da Vida, Ciências Aplicadas, Engenharias e Tecnologias da Informação e Comunicação, entre outras.

 Além de consolidar as relações entre instituições de ensino brasileiras e canadenses, o ELAP visa favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas.

 Muitos dos participantes do ELAP, ao concluírem seus estudos no Brasil, retornaram ao Canadá para dar seguimento a um mestrado ou doutorado.

 Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas na página de bolsas de estudo do governo canadense.

  

Fonte: Assessoria para Assuntos Políticos e Relações Acadêmicas - Governo do Canadá