Fidesc

Dirigentes do Ensino Superior de Campos se reúnem com o prefeito do município, Rafael Diniz

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/02/2017 16h14, última modificação 23/02/2017 16h54
Na pauta, a articulação entre os três agentes – Governo, Academia e Empresas – em busca de parcerias para o desenvolvimento do município.

Reunião contou com a presença de dirigentes do Fidesc, Prefeito de Campos-RJ e secretários.

Representantes do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) se reuniram nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, com o prefeito de Campos-RJ, Rafael Diniz, na sede da prefeitura. O encontro também contou com a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto; Rodrigo Lira, superintendente do Fundo de Desenvolvimento, e Mario Sérgio, subsecretário de Desenvolvimento econômico. O Fidesc conta com 12 instituições de ensino superior de Campos, entre elas o Instituto Federal Fluminense (IFF).

De acordo com o reitor do IFF, Jefferson Azevedo, essas instituições, juntas, serão capazes de contribuir para um município melhor. “A Academia trabalha com experimentos, temos pessoas qualificadas e excelentes projetos, mas somente o poder público é capaz de transformar tudo isso numa Política Pública, fazendo com que esse transbordamento de projetos faça a diferença na vida das pessoas. Não podemos perder essa oportunidade sem precedentes”, disse Jefferson, que também preside o Fórum.

Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Luis Passone, falou da importância de se olhar com atenção para a Pesquisa que pode ser grande geradora de empregos e arrecadação no município. “Precisamos dar uma atenção maior à Tec Campos e ao Parque Tecnológico, dois grandes projetos que precisam da figura do prefeito como grande articulador na região”, destacou o reitor da UENF.

Acompanhado de secretários e superintendentes, o prefeito Rafael Diniz falou da satisfação em aproximar as instituições de ensino do poder público. “Precisamos buscar o conhecimento necessário no “quintal de casa”. Inicialmente, estamos trabalhando para criar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, mas centenas de outros projetos de cunho social poderão ser aplicados com essa articulação com empresas e instituições de ensino. O que depender de apenas vontade política para acontecer eu estarei à disposição para dialogar”, discursou Rafael.

Como desdobramento, as instituições de ensino encaminharão o nome de um representante para compor comissão para a criação do conselho, que será coordenado por Romeu e Silva Neto.

registrado em: , , ,