Expansão

IFF e Prefeitura de Magé assinam termo de doação de terreno para início da construção do novo campus do Instituto

por Comunicação Social da Reitoria com Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 05/07/2024 18h19, última modificação 05/07/2024 19h46
Unidade tem previsão de começar a funcionar, ainda este ano, com a oferta inicial de cursos de curta duração.
Assinatura do termo de doação do terreno do IFF Magé

O reitor do IFF, Victor Saraiva, e o prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb, em cerimônia realizada na sede da Prefeitura.

Mais um importante passo foi dado, na tarde desta sexta-feira, 5 de julho, para a implantação do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Magé, município localizado na Região Metropolitana do Rio.

O terreno onde será construído o novo campus foi entregue oficialmente ao IFF, por meio da assinatura de um termo de doação pelo prefeito do município, Renato Cozzolino Harb, e o reitor do Instituto, Victor Saraiva, em cerimônia realizada na sede da Prefeitura.

O terreno tem 25.500m² e fica localizado no bairro do Roncador. Com a doação formalizada, o IFF dará início agora aos trâmites de documentação e às licitações para a construção do novo campus, que terá blocos com salas de aulas, laboratórios, espaços administrativos e de apoio pedagógico, entre outros.

“A chegada do IFF a Magé é um marco e, certamente, será um diferencial para mudar a vida dessa comunidade através da educação. Nossa ideia é trazer tanto cursos técnicos, quanto superiores, todos gratuitos, em áreas relacionadas às necessidades da região. E, para isso, estamos fazendo todo um planejamento com o Município, que incluirá audiências públicas para mapear as principais demandas da população”, ressaltou o reitor do IFF, Victor Saraiva.

Cooperação intercampi

Segundo o prefeito de Magé, o início das atividades do Instituto no município já é ansiosamente aguardado.

“A gente acredita que através da educação  transformamos vidas. A vinda do Instituto Federal Fluminense é fundamental para o município de Magé, visto que é uma necessidade primordial preparar nossa juventude para entrar no mercado de trabalho”, destacou Renato Cozzolino Harb.

A etapa inicial de implantação está sendo feita em cooperação com o IFF Cabo Frio, que é o maior campus do Instituto no Núcleo 4, e conta ainda com apoio dos campi Maricá e Itaboraí.

Oferta de cursos este ano

O diretor-geral do Campus Cabo Frio, Thales Bittencourt, e o diretor de formação profissional do IFF, Allysson Tavares, também participaram da cerimônia de doação do terreno, nesta sexta-feira, onde se reuniram com a secretária de Educação de Magé, Sandra Ramalho Kavai, para acertar os detalhes dos primeiros cursos que serão ofertados no município.

A previsão é que o IFF comece a oferecer qualificação profissional de curta duração ainda este ano, antes mesmo de o novo campus ficar pronto. As aulas, nesse primeiro momento, deverão acontecer numa sede provisória no Centro de Magé, onde atualmente funciona a Secretaria de Educação.

“A expectativa é a melhor possível para essa implantação do IFF em Magé. Estamos planejando, num primeiro momento, cursos de formação inicial e continuada, inclusive dentro do programa Mulheres Mil, do Governo Federal. Serão oportunidades de qualificação de curta duração para a população, enquanto realizamos as audiências públicas para escolha dos cursos técnicos e superiores demandados para o campus”, explicou Thales Bittencourt.

Professora do Projovem Urbano - Programa Nacional de Inclusão de Jovens, em Magé, Alessandra Araujo foi uma das docentes que participou de uma breve apresentação e bate-papo com a equipe do IFF e da Secretaria Municipal de Educação sobre a chegada do Instituto na região. Nascida e criada no município, ela contou ter ficado muito empolgada com a novidade.

“Será um divisor de águas para nós. Hoje, a população de Magé normalmente precisa se deslocar para outros municípios para poder se qualificar, o que acaba sendo inviável para muitos, pelos custos de transporte e tempo de viagem. Eu mesma vivi isso por anos, tendo que fazer faculdade fora e, ao mesmo tempo, trabalhar para poder arcar com esses gastos. Um Instituto Federal em nossa cidade é muito necessário”, destacou Alessandra, que ministra aulas de Português e Inglês para jovens e adultos que cursam o Ensino Fundamental de forma intensiva no Projovem Urbano.

Expansão pelo Novo PAC

A cerimônia de assinatura da doação do terreno contou ainda com a presença do diretor de Administração do IFF, Eduardo Fleming Girão; da secretária de Educação de Magé, Sandra Ramalho Kavai; e do vereador Álvaro Alencar, entre outras autoridades locais.

O Campus Magé faz parte dos 100 novos campi dos Institutos Federais anunciados no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, somando-se às 682 unidades da Rede Federal já existentes. O investimento previsto em todo o país é de R$ 2,5 bilhões, com a geração de 140 mil novas matrículas.

Em Magé, os recursos já estão disponíveis para uso pelo IFF e são de R$ 15 milhões para a construção do campus e mais R$ 10 milhões para a compra de equipamentos. O projeto estrutural dos prédios seguirá o padrão estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE), similar ao usado nos campi Itaboraí, Maricá e Santo Antônio de Pádua. Serão aproveitados ainda um prédio e um ginásio poliesportivo já construídos no local e que passarão por obras de reforma.