Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFFluminense e Inea assinam convênio para apoio ao pequeno produtor rural

Notícias

IFFluminense e Inea assinam convênio para apoio ao pequeno produtor rural

Geral

Convênio entre o Instituto Federal Fluminense e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ), assinado na quarta-feira, 16 de dezembro, visa à promoção de educação ambiental e apoio à regularização de pequenas propriedades rurais, no município de Bom Jesus do Itabapoana.
por ferdinanda fernandes maia publicado 17/12/2015 11h01, última modificação 17/12/2015 17h48
Show image carousel Representantes do IFF e Inea assinam convênio

Representantes do IFF e Inea assinam convênio

O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado pelo reitor do Instituto Federal Fluminense, Luiz Augusto Caldas, e pelo vice-presidente do Inea, José Maria de Mesquista. A parceria terá início com o projeto de Educação Ambiental e apoio aos produtores no preenchimento correto do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pequenas propriedades, no município de Bom Jesus do Itabapoana. O cadastro é obrigatório e deve ser feito até maio de 2016.

O vice-presidente do Inea, José Mesquita, ressaltou a importância do convênio com o IFFluminense. “Precisamos desse intercâmbio com a academia, onde estão o saber e o conhecimento que o Inea precisa. Com essa parceria, vamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados ao produtor rural”, afirmou.

O reitor do IFF, Luiz Augusto, lembrou que as duas instituições possuem funções importantes na política pública e respondem por demandas essenciais. “Contribuir com a nossa região, com o desenvolvimento local, trazendo a sustentabilidade como referência, tem tudo a ver com o papel e a missão do IFFluminense. Que esta parceria seja duradoura e gere outras ações e possibilidades em nome da preservação dos recursos naturais e das pessoas”, finalizou Luiz.

A assinatura do convênio contou com a participação de representantes do Inea e do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, do diretor do campus Bom Jesus, João Renato Escudini, dos professores Carlos Freitas, Rafael Gardoni e Edneia Baião, e do diretor geral do campus Campos Centro, Jefferson Manhães.

Saiba mais: de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública. O CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

 

registrado em: , ,