Notícias
Educação em Foco
Seminário Municipal de Política e Gestão da Educação supera as expectativas
A mesa temática 7 debateu a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional
O Seminário, que reuniu centenas de participantes de instituições de ensino públicas e privadas, de 14 a 16 de junho, no campus Campos Centro, para a discussão de temas relacionados ao Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e a interface entre a licenciatura e a Educação Básica, superou as expectativas de seus organizadores.
O último dia do evento contou com a realização de quatro mesas-redondas, que debateram os temas arte, cultura e educação física na formação cidadã; Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional; Base Nacional Comum da Educação Básica e a avaliação institucional das redes municipal e estadual.
O evento foi encerrado com a palestra do professor e ex-reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, que falou sobre “O diálogo dos Institutos com a formação dos professores na perspectiva do PNE e o PROEJA”.
A pró-reitora de Ensino do IFFluminense, Christiane Rodrigues, destacou como ponto fundamental do evento “a possibilidade de diálogo com várias instituições de ensino da região, especialmente as públicas, e de reflexão sobre as nossas potencialidades e desafios”. Christiane ressaltou que as discussões não se esgotaram no Seminário. “Além da proposição do Fórum Municipal de Educação, tivemos encaminhamentos para a criação de Fóruns Permanentes de Estudos, para cada eixo temático discutido”.
Para a coordenadora geral do Seminário e diretora de Políticas da Educação Superior do IFFluminense, Ana Mary Fonseca, o evento foi além das expectativas, superando o planejamento inicial da equipe. “Destaco os debates, com discussões e proposições, que foram enriquecedoras, em todas as mesas temáticas, além das palestras, que também foram muito importantes. Esses três dias de seminário não representam o início nem o final de sua proposta. Teremos desdobramentos e tenho certeza que vamos colher muitos frutos dessas discussões”, avalia Ana Mary.
Comunicação Social da Reitoria