AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

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A Avaliação Institucional é um processo desenvolvido por membros internos e externos da comunidade acadêmica, visando promover a qualidade acadêmica das instituições em todos os seus níveis e de acordo com sua missão. É uma parte integrante do conjunto de procedimentos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei 10 861 de 14 de abril de 2004.

A Avaliação Institucional pretende auxiliar na identificação e construção da identidade institucional do IFFluminense, contribuindo para a descentralização e o aperfeiçoamento da gestão acadêmica e administrativa, por meio de ações que articulem a Avaliação Institucional ao Planejamento Estratégico.

 A educação, como espaço social de mediação, deve ser avaliada também pela eficácia social de suas ações, logo, seus resultados devem superar os benefícios e funções internas, atingindo a explicitação do papel social da instituição e da própria educação. A partir disto, pode-se conceber a Avaliação Institucional como um processo sistemático de busca de subsídios para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade da instituição face a seus fins acadêmicos, científicos e sociais.

Dentre os objetivos da Avaliação Institucional, destaca-se:

  • Coordenar e articular todo o processo avaliativo na Instituição;
  • Promover o conhecimento sobre o IFFluminense;
  • Avaliar os objetivos e metas institucionais contidas no PDI;
  • Identificar as fragilidades e potencialidades bem como apresentar propostas de melhorias;
  • Estimular a participação ativa da comunidade acadêmica no processo avaliativo;
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  • Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

Em cumprimento ao Art. 11º da Lei N.º 10.861, de 14 de abril de 2004 , que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a Portaria do Ministério da Educação N.º 2051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sinaes, o Instituto Federal Fluminense instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio da Resolução Nº 57, de 22 de outubro de 2021, para conduzir seus processos de Avaliação Institucional.

 A CPA é responsável pelo assessoramento e acompanhamento da execução da Política de Avaliação Institucional do IFF. Para fins de apoio administrativo, a CPA recebe suporte da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI).

COMPOSIÇÃO DA CPA E ATAS DAS REUNIÕES

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo em educação, discente de todos os campi e da Reitoria - eleitos por seus pares um titular e um suplente, por um representante da Pró-reitoria de Ensino, indicado pelo pró-reitor, um membro da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, indicado pelo diretor, e membros da Sociedade Civil e da gestão da Reitoria, indicados pelo reitor.

 

 

PLANEJAMENTO E PLANO DE AÇÃO DA CPA

O Planejamento do trabalho da CPA, triênio 2023 – ano base 2022, 2024 – ano base 2023 e 2025 – ano base 2024, foi aprovado na 14ª Reunião Ordinária da Comissão, em três de março de 2023, com as seguintes atividades:

  • A pesquisa realizada junto à comunidade sobre o Planejamento e Avaliação Institucional, o Desenvolvimento Institucional, as Políticas Acadêmicas, as Políticas de Gestão e a Infraestrutura Física;
  • A avaliação da Educação a Distância no IFFluminense;
  • Avaliação de Cursos;
  • A elaboração dos Relatórios Parciais e Integral;
  • Publicação de resultados das avaliações e dos Relatórios.


Ressalta-se que a CPA utiliza a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº 065 para elaborar as versões dos Relatórios, com as ações desenvolvidas pela CPA no ano de referência (anterior).


O Plano de Ação da CPA tem o objetivo de melhorar os itens classificados como de Prioridade Crítica, identificados na Autoavaliação Institucional 2023 ano base 2022, para tanto identifica-se:

  • Os indicadores classificados como críticos, os objetivos que se deseja alcançar; os locais em que vai ocorrer a intervenção; os responsáveis pela intervenção; o período em que as ações serão desenvolvidas, a metodologia utilizada, a prioridade e o status das ações.


 

RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: a Autoavaliação (realizada internamente nas instituições) e a Avaliação externa (realizada por comissões designadas pelo INEP). A Autoavaliação Institucional compreende uma pesquisa coordenada pela CPA do IFFluminense, por meio de questionário eletrônico aplicado com os diferentes grupos integrantes do IFFluminense tais como docentes, técnicos administrativos, discentes, equipes técnico-pedagógicas e gestores.

O principal objetivo da pesquisa é avaliar diversos aspectos e indicadores que compõem as dimensões institucionais articuladas às dimensões estabelecidas pelo SINAES. Para acessar os relatórios das autoavaliações realizadas pelo IFFluminense clique aqui.

Para acessar os relatórios individuais dos campi e os seus respectivos Planos de Ação clique aqui.

Para acessar os Planos de Ação da Reitoria clique aqui.

Avaliação de Cursos – o objetivo da pesquisa é avaliar os cursos técnicos e superiores nas seguintes dimensões: Didático Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. 

Para acessar os resultados da Avaliação de Cursos clique aqui.

Avaliação da EaD – o objetivo da pesquisa é avaliar os cursos que são ofertados na modalidade à distância, nos seguintes aspectos: alinhamento da Política Institucional para a modalidade de Educação a Distância com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC); infraestrutura física e tecnológica para a oferta dos cursos.

Para acessar os resultados da Avaliação da EaD clique aqui.

Para acessar o Plano de Ação para a EaD no IFF clique aqui

Para acessar o Planejamento para a EaD clique aqui

RELATO INSTITUCIONAL

O Relato Institucional integra os resultados da avaliação interna e de avaliação externa à gestão do IFFluminense, com o objetivo de potencializar o autoconhecimento dos pontos fortes e de suas fragilidades a fim de aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Demais informações: