bolsa_permanencia.png

aviso.png

Informamos que novas inscrições para o  Programa de Bolsa Permanência (PBP) encontram-se suspensas pelo Ministério da Educação, de acordo com o ofício-circular  N.° 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC, de 11 de maio de 2016, encaminhando aos dirigentes dos IFes. Ressaltamos que novas inscrições para estudantes indígenas e quilombolas continuarão a ser realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Bolsas - SGB/SESU/MEC em dois períodos ao ano, no primeiro e segundo semestres, sendo as datas disponibilizadas pelo MEC.

O que é o Programa?

O Bolsa Permanência foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados receberão bolsa de R$ 400,00 exceto os estudantes quilombolas e indígenas cujo valor é de R$ 900,00. O estudante poderá acumular a bolsa com outros auxílios oferecidos pelo IFF, desde que o total recebido não ultrapasse a 1,5 salário mínimo.

Pré-Requisitos

requisitos.jpg

É necessário comprovar renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo, estar matriculado em cursos de graduação com carga horária mínima de 5h diárias e não ultrapassar dois semestres do curso de graduação para se diplomar. Quilombolas e indígenas não precisam declarar renda. A comprovação étnica será  feita por uma comissão da instituição.

Como Solicitar

como_solicitar.jpg

Para ter acesso ao benefício, o estudante precisa realizar o cadastro no site http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Em seguida, deve entregar, na recepção de seu respectivo campus, todos os documentos comprobatórios da renda familiar, que serão analisados por assistentes sociais ou outros profissionais da Assistência Estudantil.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Pró-Reitoria de Ensino - Diretoria de Políticas da Educação

Rua Coronel Walter Kramer, 357 - Parque Santo Antônio - Campos dos Goytacazes, RJ - CEP 28080-565

Telefone: (22) 2737-5624