Projetos de Extensão - Área de Comunicação

Jornal IFFolha Itaboraí

Unidade: Campus Itaboraí

Coordenadora: Flavia Coutinho Ferreira Sampaio

Demais membros da equipe: Anna Carolina Pires dos Santos de Oliveira e Flávia Machado Silva (bolsistas)

Área de abrangência: A transmissão das matérias é feita em rede social, portanto a abrangência é nacional, para qualquer pessoa que siga o perfil do projeto.

Resumo: IFFolha Itaboraí é um jornal virtual, divulgado pela rede social "Instagram", que transmite os principais acontecimentos do Campus Itaboraí e da região, além de temas relevantes socialmente. 

Público atendido pelo projeto: Comunidade interna e externa da região de Itaboraí.

Resultados: O perfil do jornal ganhou mais seguidores desde o ano passado e as matérias contribuem para que o público da região conheça o novo campus do IFF, localizado em Itaboraí. A busca por informações para estudar no campus aumentou.

IFF SJB de Portas Abertas

Unidade: Campus Avançado São João da Barra 

Coordenadores: Gláucio José Pereira da Silva e Edson Ribeiro Ferreira (sub-coordenador)

Demais membros da equipe: Luan Lucas Viana (bolsista)

Área de abrangência: São João da Barra

Resumo: Este projeto busca promover a apresentação do Campus Avançado São João da Barra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para a comunidade acadêmica, promovendo uma integração através da realização de encontros com alunos e professores das escolas do ensino fundamental dos municípios que estejam localizados no entorno do campus, que ocorrerão por meio de videoconferências entre o coordenador do projeto e os interessados, ou visitas da equipe do projeto às escolas, ou ainda, recebendo as escolas no campus, para conhecer toda a estrutura que os futuros alunos aproveitarão. Nestas visitas, os alunos poderão conhecer toda a estrutura do campus, como laboratórios, salas de aula, espaços de lazer, além de contar com informações sobre os cursos, projetos desenvolvidos pelo campus, dicas de estudos para a prova do processo de seleção, e bate papo para sanar possíveis dúvidas sobre o Instituto. A ideia inicial é que as videoconferências e/ou visitas ocorram durante o ano letivo, em dias a serem agendados futuramente com as escolas da região, em horários que todos os envolvidos possam executar a atividade. Vale ressaltar que esta iniciativa de apresentar o campus aos alunos do ensino fundamental da região já era desenvolvida há alguns anos, de forma presencial, através de visitas dos alunos, e, neste momento, busca-se institucionalizá-la através do formato de projeto de extensão para consolidá-la ainda mais no ambiente escolar – junto a alunos e servidores – e no município, angariando mais participação da comunidade e desenvolvimento regional.

Público atendido pelo projeto: Escolas do 9º ano do município de São João da Barra.

Resultados: Os alunos do 9º ano das escolas de São João da Barra obtiveram informações relevantes sobre o campus.

Embaixadores do IFF

Unidade: Campus Campos Centro 

Coordenador: Renato Barreto de Souza

Demais membros da equipe:  Romulo Soares Corrêa e Laila do Carmo Andrade de Sousa (bolsistas)

Área de abrangência: Município de Campos dos Goytacazes

Resumo: Em convênio da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes realizamos visitas nas escolas da rede publica municipal para apresentar o IFF aos estudantes e incentivar a adesão ao processo seletivo.

Público atendido pelo projeto: Estudantes do 9º ano da rede publica municipal.

Resultados: Elevar o número de estudantes inscritos no processo seletivo do IFF.

registrado em: Projetos, Extensão, Comunicação