Projetos de Extensão - Área de Cultura
Música Nova Guarus - Oficina de Criação Musical (módulo II)
Unidade: Campus Campos Guarus
Coordenador: André Codeço dos Santos
Demais membros da equipe: Karen Machado da Silva (bolsista)
Área de abrangência: Campos dos Goytacazes
Resumo: O presente projeto objetiva dar continuidade ao Curso de Extensão de mesmo nome, aplicado e concluído com sucesso entre outubro e dezembro de 2022 (doravante denominado de módulo I). O curso proposto (doravante chamado de módulo II), assim como o módulo I, é aberto aos aos alunos do IFF Campus Campos Guarus e a comunidade exterior. No presente projeto, é prevista a expansão das ferramentas composicionais elencadas pela Teoria do Domínio Sonoro. A Teoria do Domínio Sonoro foi desenvolvida durante o doutoramento do proponente do presente projeto e se constitui a partir da confluência de três campos de conhecimento, a saber: Música, Matemática e Filosofia, no intuito de construir um arcabouço teórico que seja revelado na prática da composição musical e da análise musical.
O presente projeto visa, também, proporcionar aos alunos envolvidos a experiência no ambiente acadêmico no que diz respeito a pesquisa científica.
Público atendido pelo projeto: Comunidade interna no IFF Campus Campos Guarus, comunidade de outros IFs, e comunidade externa no geral.
Patrimônio Histórico Arquitetônico de São João da Barra
Unidade: Campus Avançado São João da Barra
Coordenadoras: Maria Lúcia Ravela Nogueira da Silva Nunes e Karine Silva Rangel (sub-coordenadora)
Demais membros da equipe: Lara Siqueira Vieira (bolsista), João Pedro Valiengo Rodrigues, Maria Eduarda Alves Henriques Pontes e Steffany Gonçalves Rangel (voluntários)
Área de abrangência: Município de São João da Barra
Resumo: O patrimônio cultural é um campo abrangente, formado a partir de valores e simbolismos que constituem a identidade do homem. O projeto procura pesquisar o patrimônio arquitetônico do município de São João da Barra e entender como os sanjoanenses veem e se apropriam desse patrimônio cultural e de que maneira a população local assimila o sentimento de pertencimento para com os seus bens culturais. O projeto visa reproduzir os principais prédios que compõe o centro histórico de São João da Barra, bem como o seu entorno, através da construção de maquetes, que possam ser posteriormente utilizadas na Educação Patrimonial da cidade.
Público atendido pelo projeto: Comunidade sanjoanense.