Comissão de Ética no Uso de Animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal Fluminense (CEUA-IFFluminense) é um órgão colegiado autônomo, multidisciplinar, de caráter deliberativo e educativo que tem por finalidade analisar e qualificar, do ponto de vista ético, de acordo com a legislação vigente, todos os planos de ensino e/ou projetos que envolvam o uso de animais no Instituto Federal Fluminense e instituições conveniadas, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Foi instituída pela portaria nº 221, de 28 de maio de 2014, sendo formada por quatro representantes docentes, um representante discente e um representante da Associação de Proteção dos Animais, com o objetivo de atender às exigências legais do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) no que diz respeito ao uso ético dos animais dentro da instituição.

Formulários

Todas as atividades didáticas ou científicas que utilizem animais no âmbito do Instituto Federal Fluminense devem ser previamente submetidas à CEUA-IFFluminense e somente poderão ser iniciadas após a sua aprovação por este órgão.

 É de responsabilidade do coordenador do plano de ensino/projeto de pesquisa: o conteúdo das informações apresentadas no formulário para uso de animais; o conhecimento da Legislação vigente e do Regimento Interno da CEUA-IFFluminense.

 Para submeter um plano de ensino ou um projeto de pesquisa para ser avaliado pela CEUA-IFFluminense, o coordenador da aula/projeto deverá preencher o formulário de submissão de proposta (fazer download abaixo) e enviá-lo junto com o plano de ensino ou projeto de pesquisa, em formato PDF, para o e-mailceua.iffluminense@iff.edu.br. O proponente receberá um número de protocolo referente ao processo iniciado.

 A CEUA-IFFluminense, em até 30 dias, emitirá parecer de aprovação/pendência/reprovação sobre o processo protocolado.

 Após a execução do projeto/aula aprovado, o coordenador deverá enviar um relatório final à CEUA-IFFluminense EM ATÉ 30 DIAS APÓS O TÉRMINO DO PROJETO/AULA.

Modelo de requerimento de solicitação para uso de animais no ensino

Modelo de requerimento de solicitação para uso de animais na experimentação

Modelo de Relatório Final

Modelo de ofício encaminhamento à CEUA

Contato

E-mail: ceua.iffluminense@iff.edu.br