Síntese de Apresentação

 

 O Grupo de Pesquisa Nucleape surge de um Diagnóstico da Qualidade de Ensino do Proeja no IFFluminense (edital n°49/2012 CAPES/Obeduc/nº 16.787 UENF). Após análise dos dados de sete dimensões qualitativas sobre o Proeja, percebeu-se que a dimensão permanência escolar configura um indicador estruturante da qualidade do ensino, ao qual as demais dimensões estariam atreladas.

 O Grupo foi registrado no CNPq em 11 de dezembro de 2014, tendo a seguinte hipótese guia: há diferença epistemológica significativa entre a abordagem da permanência escolar e a que toma a evasão como objeto de pesquisa. Direciona o olhar para os alunos que permanecem e aposta, como crítica, no anúncio dos seus sentidos, em processo de construção coletiva, como giro paradigmático em relação aos estudos sobre a evasão escolar.

 O GP está formalizado no Termo Aditivo Nº 02/2015 ao Convênio UENF/IFF N.º 01/2015. O número elevado de participantes ocorre devido aos grupos operativos - com base na Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière - que atuam em várias áreas de conhecimento