Apresentação

 

 O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente, criado em 2019, surgiu da iniciativa de um grupo de professores pesquisadores da área de Educação tendo em vista desenvolver estudos e investigações científicas que tivessem como temáticas centrais as políticas educacionais e sua abordagem sob diferentes óticas (econômica, histórica, social, cultural, etc), bem como a formação de professores e seus embates conceituais e desdobramentos, seja no contexto micro da escola, seja no contexto macro da sociedade.

 A proposta de trabalho do Núcleo visa consubstanciar um espaço de produção acadêmica que reflete os interesses de pesquisa e de estudo dos seus membros e que, não obstante, atende a demandas formativas das licenciaturas. O Núcleo possui interface com os campos de conhecimento da Pedagogia presentes nas diversas licenciaturas do IFFluminense e busca relacionar esses saberes com uma profissionalização docente crítica e criativa. Ademais, o Núcleo objetiva produzir análises e aprofundar conhecimentos sobre a realidade educacional em níveis de abrangência diversos, fomentar a coleta e sistematização de dados sobre educação básica e superior e sobre formação inicial e continuada do professor, discutir correntes de pensamento que sustentam teorias sobre aprendizagem e docência e promover diálogos e partilha de experiências mediante eventos acadêmicos e reuniões para estudos.

 Os estudos e pesquisas desenvolvidos/a serem desenvolvidos abarcam o papel do Estado na Educação, a organização dos sistemas educacionais, as tipologias e práticas de gestão educacional, as estruturas curriculares para a educação básica e superior, com especial atenção para os cursos de licenciatura e a formação para o magistério numa perspectiva histórica e sociológica.

Grande Área Predominante: Ciências Humanas

Área Predominante: Educação

Objetivos do Núcleo:

Desenvolver estudos e investigações científicas que tem como temáticas centrais as políticas educacionais e sua abordagem sob diferentes óticas (econômica, histórica, social, cultural, etc), bem como a formação de professores e seus embates conceituais e desdobramentos, seja no contexto micro da escola, seja no contexto macro da sociedade;

- Produzir análises e aprofundar conhecimentos sobre a realidade educacional em níveis de abrangência diversos;

- Fomentar a coleta e sistematização de dados sobre educação básica e superior e sobre formação inicial e continuada do professor, especialmente, em âmbito local e regional (com possibilidade de estudos comparativos), tendo em vista, inclusive, a criação de um Observatório da Educação;

- Promover diálogos e partilha de experiências mediante eventos acadêmicos e reuniões para estudos.