Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Gerados Por Uma Indústria Química de Produção de Ácido Orgânico Como Suporte para Otimização de Um Programa de Gerenciamento de Resíduos.

por Alessandro de Miranda publicado 02/09/2016 08h40, última modificação 06/03/2020 17h57

Orientação: Professora D.Sc.Elza Maria Senra de Oliveira (Doutora / Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Co-orientação: Professora D.Sc. Maria Inês Paes Ferreira (Doutora / Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Uma grande quantidade de resíduos associada igualmente à variabilidade da composição desses são características associadas ao modelo civilizatório industrialista. Diante deste quadro altamente adverso, é necessária a formulação de estratégia de combate a contaminação ambiental, em todos os aspectos em que ele se apresenta. A redução e o controle dos efeitos associados a tal contaminação exigem um manejo e uma disposição adequados dos resíduos.
Neste contexto se insere esse trabalho, unindo a teoria e a prática, na elaboração de um diagnostico dos resíduos gerados em um sistema industrial, fundamentada na identificação de todos resíduos produzidos, em termos qualitativos e quantitativos. Assim, o presente estudo apresenta dados acerca dos resíduos gerados em um processo industrial de fabricação de ácido orgânico via fermentação, evidenciando o risco envolvido em tais subprodutos, por meios da classificação dos mesmos no que tange a sua periculosidade. Diante de tais informações a pesquisa sugere uma forma de organização industrial que reduza o impacto ambiental associado a disposição de resíduos e que seja compatível com a manutenção da viabilidade econômica do empreendimento. O trabalho propõe ainda diretrizes para dar visibilidade social das atividades industriais do empreendimento em questão à comunidade situada em seu entorno.

Palavras-chave: Resíduo Industrial. Resíduo Sólido. Gerenciamento de Resíduo.

A large amount of waste also associated with the composition variability of these characteristics is associated with the civilizing model industrialist. Before a highly adverse picture given, it is necessary a strategy to combat the environmental contamination in all aspects in which it presents itself. The reduction and control of these effects associated with such contamination require an appropriate waste management and disposal. In this context
this work is included, joining theory and practice, developing a diagnostic of generated waste in an industrial system, based on the identification of all waste produced in both qualitative and quantitative terms. Thus, this study presents details of waste generated in an industrial process that manufactures organic acid by fermentation, highlighting the risk involved in each waste, by the classification of the same ones in what it refers to its danger. Before this information given the research suggests an industrial organizational structure that reduces the environmental impact associated with the waste disposal and that is compatible with maintaining the business economic viability. This work also proposes guidelines to give social visibility of the industrial enterprise activities that is part of a community routine.

Keyword: Solid Waste, Industrial Waste, Waste Management.

PDF document Alessandro de Miranda Oliveira.pdf — Documento PDF, 675 KB

Atualmente não existem itens nessa pasta.