Mapeamento Ambiental da Bacia Hidrográfica da Lagoa Imboacica: Subsídio Para Construção de Planos de Bacia

por Guilherme Barreto publicado 29/04/2016 16h21, última modificação 06/03/2020 17h43

Maria Inês Paes Ferreira, Doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros / IMA - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Fluminense IFF

BARRETO, G.S. Mapeamento ambiental da Bacia Hidrográfica da Lagoa Imboacica: subsídio para construção de planos de bacia, 2009, 148f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Macaé, 2009.
Palavras-chave: Gestão de Recursos Hídricos; Sistemas de informações geográficas; Enquadramento dos corpos hídricos; Bacia Hidrográfica da Lagoa Imboacica; Corredores Ecológicos.
O reconhecimento das características ambientais de uma bacia hidrográfica é subsídio fundamental para o planejamento e gestão das atividades humanas em seus limites geográficos. Os Sistemas de Informações Geográficas podem dar suporte aos tomadores de decisão para a gestão dos recursos hídricos junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas. No mapeamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa Imboacica foram identificadas as diversas classes de uso e ocupação da terra, sobre o qual foi possível estabelecer os percentuais relativos, dando enfoque à cobertura florestal. Em posse deste primeiro produto, que identificou uma área de uso rural com aproximadamente 80% da bacia, foram estabelecidos dois índices: (i) Circularidade – onde, a partir da relação área/perímetro foi possível identificar os fragmentos mais preservados e propor alternativas de criação de corredores ecológicos; (ii) Qualidade da Água, que, com base nos resultados de nove parâmetros (temperatura, pH, turbidez, sólidos totais, nitrogênio amoniacal, fósforo total, DBO, oxigênio dissolvido, coliformes totais e fecais – E. coli), possibilitou identificar a qualidade das águas, dando suporte para a proposta de enquadramento, com vistas aos usos preponderantes. Os pontos de coleta de água entre a área urbana/empresarial e a Lagoa Imboacica apresentaram os piores resultados, identificando a necessidade de maior controle das atividades com vistas a garantir o uso primário deste corpo hídrico. Foram elaboradas recomendações metodológicas para o Termo de Referência do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras.

The recognition of the environmental characteristics of a watershed is fundamental subsidy for planning and management of human activities in their geographical boundaries. The Geographic Information Systems can support the decision makers for the water resources management along the Watershed Committees. In the mapping of the Imboacica Lake Watershed were identified the several classes of use and occupation of land, up which it was possible to establish the relative proportions, focusing on forest cover. In possession of this first product, which identified an area of rural use approximately 80% of the watershed, two indices were established: (i) Circularity - where, from the area / perimeter ratio was possible to identify the best-preserved fragments and propose alternatives establishment of ecological corridors, (ii) Water Quality, which, based on the results of nine parameters (temperature, pH, turbidity, total solids, ammonia nitrogen, total phosphorus, BOD, dissolved oxygen, total and fecal coliforms - E. coli) possible to identify water quality, providing support for the proposed framing, in view of the predominant uses. The sampling points of water between the urban / business zone and the Imboacica Lake had the worst results, identifying the need for greater control of activities with a view to ensuring the primary use of this water body. Methodological recommendations were prepared for the Term of Reference of Watershed Committees of the Macae and Ostras Rivers.

PDF document Guilheme Sardenberg Barreto.pdf — Documento PDF, 7.25 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.