Viabilidade de Implantação de uma Usina de Triagem e Compostagem de Lixo no Município de Macaé

por Marcelo Vizeu publicado 20/05/2016 13h42, última modificação 17/12/2019 14h05

Prof. Dr. Paulo Rogério Nogueira de Souza

A relevância da implantação de uma usina de triagem e compostagem de lixo no município de Macaé é abordada neste trabalho, visando o aproveitamento econômico dos resíduos, além dos ganhos sociais e ambientais. Apresenta as principais metodologias na caracterização de resíduos sólidos urbanos, e informa a composição gravimétrica dos RSU do município de Macaé. O estudo expõe a situação dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e propõe uma alternativa para minimizar os impactos negativos causados por estes, prevendo a viabilidade econômica de implantação do projeto. O estudo demonstrou a viabilidade econômica considerando uma usina de reciclagem de resíduos ou uma usina de reciclagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos Urbanos, Usina de Triagem e Compostagem, Viabilidade Econômica

The relevance of the implementation of a sorting and composting plant waste in the municipality of Macae is addressed in this paper, aimed at the economic use of waste, in addition to social and environmental gains. Presents the main methods for the characterization of municipal solid waste, and informs the gravimetric composition of MSW in the city of Macae. The study presents the situation of municipal solid waste in Brazil and offers an alternative to minimize the negative impacts caused by them, predicting the economic viability of the project implementation. The study demonstrated the economic viability considering a recycling plant or a waste recycling plant and composting of municipal solid waste.

Key words: Municipal Solid Waste, Composting and Screening Plant, Economic Viability

PDF document Marcelo Vizeu Dias.pdf — Documento PDF, 1.35 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.