Estudo de Viabilidade para Implementação de um Centro Didáticopedagógico para o Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos no Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé

por Manon Corrêa publicado 20/05/2016 08h37, última modificação 05/03/2020 15h00

Professor D.Sc. José Augusto Ferreira da Silva.

O aumento da geração de resíduos sólidos surge em paralelo com o crescimento populacional e econômico e caracteriza-se como um dos problemas centrais da atualidade, devido ao padrão insustentável de consumo da sociedade moderna, conforme afirma Ferreira (2000). Com o avanço econômico e tecnológico, a sociedade promove a aceleração da degradação ambiental e gera uma quantidade excessiva de resíduos sólidos, de acordo com Cabral et. al. (2002). Nesse sentido, os resíduos sólidos urbanos merecem destaque, uma vez que, conforme afirma Cabral (2007), representam uma substancial parcela dentre todos os resíduos gerados, e quando mal gerenciados, tornam-se um problema sanitário, ambiental e social. Assim, de acordo com Aquino e Nogueira (s/d), deve-se buscar alternativas que visem minimizar a degradação da natureza e aumentar o bem-estar da população, visto que trata-se de algo indispensável e urgente. Diante desse cenário, buscou-se com esta pesquisa, desenvolver um estudo de viabilidade para implementação de um centro didático-pedagógico para o gerenciamento integrado de resíduos sólidos no Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé visando, em um conceito “laboratório-escola”, gerar inovação científica; proporcionar a difusão das tecnologias desenvolvidas para as atividades de triagem e tratamento de resíduos e realizar o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no IFFluminense – Campus Macaé e na área circunvizinha. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a caracterização física dos resíduos gerados na área de estudo e uma avaliação qualiquantitativa dos dados levantados. A estratégia metodológica adotada foi revisão da literatura; entrevistas qualificadas com representantes do IFFluminense – Campus Macaé, da Prefeitura Municipal de Macaé e da sociedade civil; coleta dos resíduos recicláveis gerados no IFFluminense – Campus Macaé e, coleta por amostragem, na área de estudo circunvizinha ao IFFluminense – Campus Macaé. Buscou-se fazer uma discussão para enfrentamento do problema do gerenciamento dos resíduos sólidos no IFFluminense – Campus Macaé e em parte do município de Macaé, sendo possível avaliar a viabilidade da proposta como forma alternativa para a solução dos resíduos sólidos urbanos.

The increase in solid waste generation arises in parallel with the population and economic growth, and is characterized as one of the central problems of today, due to the unsustainable pattern of consumption of modern society as say Ferreira (2000). With economic and technological progress, the society promotes the acceleration of environmental degradation and generates an excessive amount of solid waste, according to Cabral et. al. (2002). In this sense, the municipal solid waste worth mentioning, since, as says Cabral (2007), represent a substantial portion of all waste generated, and when managed badly, they become a health, environmental and social problem. Thus, according to Aquino and Nogueira (s/d), you must seek alternatives aimed at minimizing the degradation of nature and increase the welfare of the population, since it is something indispensable and urgent. Given this scenario, sought with this research, develop a feasibility study for implementation of a didactic-pedagogical centre for integrated solid waste management at the Instituto Federal Fluminense – Campus Macae aiming, in a concept "school lab", generate scientific innovation; provide the dissemination of technologies developed for triage and activities waste treatment and perform the management of solid waste generated in the IFFluminense – Campus Macae and surrounding area. To achieve the proposed objective, the physical characterization of waste generated in the study area and a quantitative evaluation of the data collected. The methodological strategy adopted was literature review; interviews with qualified representatives of IFFluminense – Campus Macae, Macae City Hall and civil society; collection of the recyclable waste generated in the IFFluminense – Campus Macae and sample collection, in the area surrounding the study IFFluminense – Campus Macae. To make an argument for confronting the problem of solid waste management in IFFluminenseComposed Macaé and part of the municipality of Macae, being possible to assess the feasibility of the proposal as an alternative to the solution of municipal solid waste

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