Análise De Parâmetros Físico-Químicos E Microbiológicos E Cálculo Do Índice De Qualidade De Água (IQA) Da Lagoa Do Vigário Em Campos Dos Goytacazes/RJ

por Lanna Germano Peixoto publicado 05/02/2024 09h17, última modificação 05/02/2024 09h17

Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Thiago Moreira de Rezende Araújo - Coorientador

• Autora: Lanna Germano Peixoto

As águas doces continentais são indispensáveis para a manutenção da vida na Terra, visto que são utilizadas para o desempenho de múltiplas funções. Sendo assim, o monitoramento constante da qualidade da água torna-se imprescindível para determinação do grau de interferência de diversos processos que contribuem para alteração de sua qualidade. Dessa forma, o Índice de Qualidade da Água (IQA) por ser particularmente sensível à contaminação por esgotos domésticos, tem sido comumente utilizado para identificação de contaminação por efluentes, nutrientes e sólidos, além da caracterização da qualidade das águas. Logo, a presente pesquisa possui como objetivo analisar alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos, além de determinar o IQA da Lagoa do Vigário situada no município de Campos dos Goytacazes/RJ, a fim de verificar as condições da Lagoa frente aos parâmetros avaliados e as legislações pertinentes. Em termos metodológicos, inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais abordando os assuntos relevantes relacionados ao tema para melhor condução da pesquisa. No que tange a pesquisa experimental, foram realizadas ao todo quatro saídas de campo em diferentes períodos (seco e chuvoso) para a realização das coletas. Em cada saída, foram realizadas coletas em seis diferentes pontos da Lagoa. As análises das amostras coletadas foram realizadas em triplicata, in loco e no Laboratório de Análise e Monitoramento das Águas (LabFoz) do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense (PICG/IFF). Os métodos de análise seguiram as normas técnicas estabelecidas pelo Standard Methods for examination of water & wastewater 23th. Após a realização das análises, os resultados obtidos foram comparados aos padrões estabelecidos pela legislação vigente, principalmente a Resolução CONAMA Nº 357 de 2005 e a CONAMA 274 de 2000 e também foram analisados estatisticamente. Os resultados encontrados apontaram a não conformidade de diversos parâmetros aos padrões estabelecidos pelas legislações existentes. Por outro lado, o Índice de Qualidade da Água (IQA), demonstrou uma variação da qualidade da lagoa de “RUIM” a “BOA”, com diversos pontos de coleta com classificação “REGULAR”, o que demonstra uma elevada vulnerabilidade da Lagoa mediante as atividades antrópicas, o que tem colocado em risco a utilização da água para os diversos fins.

Palavras-chave: Lagoa urbana. Índice de Qualidade da Água. Escherichia coli.

Continental freshwaters are indispensable for maintaining life on Earth, as they are used to perform multiple functions. As such, constant monitoring of water quality is essential to determine the degree of interference from various processes that contribute to altering its quality. As such, the Water Quality Index (WQI) is particularly sensitive to contamination by domestic sewage and has been commonly used to identify contamination by effluents, nutrients and solids, in addition to characterizing water quality. Therefore, the aim of this study was to analyze some physical-chemical and microbiological parameters, as well as to determine the WQI of Lagoa do Vigário, located in the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ, in order to verify the conditions of the lagoon in relation to the parameters evaluated and the relevant legislation. In methodological terms, bibliographical and documentary research was initially carried out, addressing the relevant issues related to the topic in order to better conduct the research. As far as the experimental research is concerned, a total of four field trips were carried out during different periods (dry and rainy). On each outing, samples were collected from six different points in the lagoon. The collected samples were analyzed in triplicate, on site and at the Water Analysis and Monitoring Laboratory (LabFoz) of the Campos dos Goytacazes Innovation Hub of the Fluminense Federal Institute (PICG/IFF). The analysis methods followed the technical standards established by the Standard Methods for examination of water & wastewater 23rd edition. After carrying out the analyses, the results obtained were compared to the standards established by current legislation, mainly CONAMA Resolution No. 357 of 2005 and CONAMA 274 of 2000, and were also statistically analyzed. The results showed that several parameters did not comply with the standards established by existing legislation. On the other hand, the Water Quality Index (IQA) showed a variation in the quality of the lagoon from "POOR" to "GOOD", with several collection points classified as "REGULAR", which demonstrates the lagoon's high vulnerability to anthropic activities, which has put the use of the water for various purposes at risk.

Keywords: Urban lagoon. Water Quality Index. Escherichia coli

PDF document DISSERTAÇÃO_PPEA_LANNA_GERMANO_PEIXOTO_.pdf — Documento PDF, 2.65 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.