A Importância Da Reciclagem De Tetra Pak (Caixas Longa Vida) Nas Unidades Offshore

por Tales Dias da Silva publicado 12/09/2024 17h49, última modificação 12/09/2024 17h49

José Augusto Ferreira da Silva

 

  • Autor: Tales Dias da Silva

O foco dessa pesquisa, foi avaliar a viabilidade de reciclar Tetrapak geradas a bordo de centenas de embarcações e plataformas atuantes no Brasil, e que prestam variados serviços para o setor de óleo e gás. Por meio de uma pesquisa inicial, verificou-se que, em média, é gerado cerca de 1,2 tonelada deste material todos os meses, ou seja, 14,4 toneladas todos os anos em cada navio com capacidade média de 100 ocupantes. Devido ao aumento da geração deste material a bordo, provenientes do aumento de novos contratos para atender a demanda do marcado de óleo e gás, onde, dezenas de novas embarcações chegarão até 2026, visto que existem muitas caixas “longa vida” geradas em grande quantidade a bordo destas embarcações, onde, ainda são misturadas com os resíduos comuns e enviadas aos diversos aterros sanitários do Brasil todos os meses, notou-se a necessidade de analisar de forma mais detalhada a viabilidade logística, legal, técnica e econômica da reciclagem destas embalagens, de forma a trazer não apenas benefícios ambientais, mas, sociais e econômicos com geração de empregos por meio da reciclagem de tetrapak. Existem boas expectativas com a reciclagem deste material visto a facilidade de armazenamento a bordo das unidades e pelo crescimento de novas empresas recicladoras no Brasil. Com o crescimento do setor de óleo e gás e com novas embarcações chegando para operar no Brasil, somado ao estímulo cada vez mais enérgico das leis ambientais, existe uma tendência bastante favorável para o crescimento de empresas recicladoras de tetrapak nos próximos anos.

Palavras-chave: Reciclagem; Tetrapak; Embalagem Longa Vida; Sustentabilidade

The focus of this research was to evaluate the feasibility of recycling Tetrapak generated on board hundreds of vessels and platforms operating in Brazil, which provide various services to the oil and gas sector. Through initial research, it was found that, on average, around 1.2 tons of this material is generated every month, that is, 14.4 tons every year on each ship with an average capacity of 100 occupants. Due to the increase in the generation of this material on board, resulting from the increase in new contracts to meet the demand for oil and gas, dozens of new vessels will arrive by 2026, as there are still many “long life” boxes generated in large quantities. quantity on board these vessels, where they are mixed with common waste and sent to the various landfills in Brazil every month, there was a need to analyze in more detail the logistical, legal, technical and economic viability of recycling these packaging , in order to bring not only environmental benefits, but also social and economic benefits with job creation. There are good expectations regarding the recycling of this material given the ease of storage on board the units and the growth of new companies recycling this material in Brazil. With the growth of the oil and gas sector with new vessels arriving to operate in Brazil, coupled with the increasingly energetic stimulus of environmental laws, there is a very favorable trend for growth in tetrapak recycling in the coming years.
Keywords: Recycling; Tetrapak; Long Life Packing; Sustainability.

PDF document Dissertação - Tales Dias da Silva - Rev Final 019.pdf — Documento PDF, 1.47 MB
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