Estimativa De Emissão De Gases Do Efeito Estufa (Co2): Suporte A Decisão E Gestão De Embarcações Marítimas De Apoio Offshore

por Saulo Marelli Matos publicado 02/07/2024 13h50, última modificação 02/07/2024 13h50

D.Sc. Luiz de Pinedo Quinto Junior

D.Sc. Luis Felipe Umbelino dos Santos

  • Autor:

Saulo Marelli Matos

 

Historicamente, a expansão da economia tem ocorrido juntamente com o aumento dos níveis de emissões de CO2 que representa 97% dos gases de efeito estufa (IPCC,2022), resultado de um modelo de desenvolvimento altamente dependente da energia obtida por meio da queima de combustíveis fósseis O transporte marítimo, costeiro ou de longo curso, é responsável por 80% de toda movimentação de cargas do comércio mundial e contribui com aproximadamente 3% das emissões de gases de efeito estufa, segundo dados da Organização Marítima Internacional (IMO). E a poluição atmosférica decorrente da emissão de gases e partículas é a principal ameaça ambiental global com impactos diretos na mudança do clima, aquecimento global, ondas de calor, mudanças no regime de chuvas, doenças respiratórias e outros. O combustível fóssil empregado comumente nas embarcações é o bunker que representa um óleo pesado de baixa qualidade. Desta forma, os principais organismos internacionais têm propostas de regulamentações através de metas ambiciosas de redução das emissões para tornar o transporte marítimo mais sustentável através das iniciativas que visam o aumento da eficiência energética, otimização operacional e novas fontes de energias com o uso de combustíveis alternativos. Essas medidas em conjunto, aproveitando as potencialidades de cada região do planeta, devem promover a descarbonização do transporte marítimo com base na combinação ou aplicação simultânea para fins de reduzir a pegada ecológica do transporte marítimo e alinhar a transição em atendimento ao desenvolvimento sustentável. Neste contexto, a dissertação atuou na estimativa de emissões atmosférica por fontes móveis considerando os principais métodos e possibilitou comparar os resultados obtidos, quantificar o impacto e compensar as emissões com a fixação do carbono por plantio de árvores ou créditos e por fim elencar as principais rotas tecnológicas para a descarbonização do setor considerando fontes de energias alternativas ao fóssil.

Palavras-chave: Estimativas de Emissão. Neutralização de Emissões. Embarcação Marítima. Zero Emissões Líquidas.

Historically, the expansion of the economy has occurred together with increasing levels of CO2 emissions, which represent 97% of greenhouse gases (IPCC,2022), the result of a development model highly dependent on energy obtained through the burning of fossil fuels. Maritime transport, coastal or long-haul, is responsible for 80% of all cargo movement in world trade and contributes approximately 3% of greenhouse gas emissions, according to data from the International Maritime Organization (IMO). And atmospheric pollution resulting from gas and private emissions is the main global environmental threat with direct impacts on climate change, global warming, heat waves, changes in rainfall patterns, respiratory diseases and others. The fossil fuel commonly used on vessels is bunker, which represents low-quality heavy oil. In this way, the main international organizations have proposed regulations through ambitious emissions reduction targets to make maritime transport more sustainable through initiatives aimed at increasing energy efficiency, operational optimization and new energy sources with the use of alternative fuels. These measures together, taking advantage of the potential of each region of the planet, should promote the decarbonization of maritime transport based on combination or simultaneous application to reduce the ecological footprint of maritime transport and align the transition in support of sustainable development. In this approach, the dissertation worked on estimating atmospheric emissions from mobile sources considering the main methods and made it possible to compare the results obtained, quantify the impact and compensate emissions with carbon fixation through planting trees or credits and finally list the main routes technologies for the decarbonization of the sector considering alternative energy sources to fossil fuels. Keywords: Emission Estimates. Emissions Neutralization. Maritime Vessel. Zero Net Emissions.

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