O Papel Da Educação E Percepção Ambiental De Uma Comunidade Escolar Do Bairro Ips Como Projeto De Arborização Urbana E Paisagismo

por Ludmila Faria Carogio Nogueira publicado 21/10/2024 10h01, última modificação 21/10/2024 10h01

Orientador(a): Dr. Luiz Pinedo de Quinto Junior
Co-orientador: Dr. Luis Felipe Umbelino dos Santos

 

  • Autora: Ludmila Faria Carogio Nogueira

O acelerado processo de crescimento e desenvolvimento das áreas urbanas faz com que áreas naturais das sejam completamente destruídas ou impermeabilizadas, fazendo com que cada vez mais o ser humano se afaste no meio natural. Tendo em vista que o processo de urbanização é irreversível, áreas verdes e programas de arborização urbana surgem como um meio de restabelecer as relações entre o ser humano e a natureza, considerando-se os benefícios ocasionados pela presença das árvores. No ambiente escolar, projetos de arborização são de profunda importância para proporcionar a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de um ambiente direcionado aos estudos e a interação humana, como é a escola. Esse estudo tem como objetivo analisar a Percepção Ambiental de alunos de uma escola pública de Campos dos Goytacazes, a respeito da arborização urbana, visando sensibilizar para a importância do tema por meio de ações de Educação Ambiental com a comunidade escolar. A análise da percepção ambiental será feita a fim de entender como a comunidade se relaciona com as práticas
de arborização, a partir da aplicação de questionários semiestruturados, sendo assim, uma pesquisa de caráter quantitativo, e qualitativo, analisando diversos fatores relacionados ao tema abordado. 
Palavras-chave: Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Arborização Urbana.

The accelerated process of growth and development of urban areas causes natural areas to be completely destroyed or waterproofed, causing human beings to move further and further away from the natural environment. Considering that the urbanization process is irreversible, green areas and urban forestation programs emerge as a way to reestablish the relationship between human beings and nature, considering the benefits caused by the presence of trees. In the school environment, afforestation projects are of profound importance to improve the quality of life and the well being of an environment directed towards studies and human interaction, as is the school. This study aims to analyze the Environmental Perception of students from a public school in Campos dos Goytacazes, regarding urban forestry, in order to raise awareness of the importance of the issue through environmental education actions with the school community. The analysis of environmental perception will be made in order to understand how the community relates to the practice of afforestation, from the application of semi-structured questionnaires, thus being a quantitative research, and qualitative, analyzing various factors related to the subject.
Keywords: Environmental Perception. Environmental Education. Urban Afforestation

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