A Construção de Conceitos de Eletrostática no Ensino Médio: Uma Abordagem Histórica e Experimental, Utilizando Blogs como Ferramenta Pedagógica | Autora: Janaína de Souza Moreira do Amaral

por Simone Vasconcelos publicado 03/04/2019 00h00, última modificação 20/10/2023 16h24

Orientadora: Dr.ª Marília Paixão Linhares
Coorientadora: Dr.ªCassiana Barreto Hygino Machado

O ensino de Física tem sido apresentado frequentemente de forma descontextualizada, ocasionando certo desinteresse dos alunos. Diante disso, nesta pesquisa buscou-se oferecer um planejamento alternativo sobre Eletrostática tendo como orientação principal a Aprendizagem Colaborativa, a fim de favorecer a compreensão do conhecimento da Física, como uma ciência experimental construída coletivamente, passível de mudanças e evoluções. Desse modo, elaborou-se uma sequência didática para trabalhar os conceitos de Eletrostática inseridos em seu contexto histórico, com a experimentação sendo utilizada como estratégia de aprendizagem e de ensino. Também se fez uso de novas tecnologias, em especial a utilização de aplicativos on line de questionários ou Game Quiz, bem como a criação de Blogs por grupos de alunos. Esta sequência foi organizada em 10 encontros, com momentos e atividades diversificadas e contextualizadas na História da Ciência e foi aplicada no período de fevereiro à maio de 2017. Para a avaliação da pesquisa de cunho qualitativo utilizou-se como instrumentos de coleta de dados as gravações de aula, questionários, desenhos, textos produzidos pelos alunos e os Blogs. A partir da análise dos dados houve indícios de aprendizagem efetiva através da colaboração e integração, bem como desenvolvimento da aprendizagem social e afetiva que demonstraram ao longo da pesquisa, além dos conceitos físicos e históricos que foram construídos em conjunto e compartilhados ao final, para além da turma, culminando com um entendimento que a Eletrostática, traz conceitos importantes ao entendimento do Eletromagnetismo.
Palavras-chave: Ensino de Física, Aprendizagem Colaborativa, Blogs.

The teaching of physics has often been presented in a decontextualized way, causing a certain disinterest of the students. Therefore, in this research we have tried to offer an alternative planning on Electrostatics with as main orientation the Collaborative Learning, in order to favor the understanding of the knowledge of Physics, as an experimental science constructed collectively, susceptible of changes and evolutions. Thus, a didactic sequence was elaborated to work the concepts of Electrostatics inserted in its historical context, with the experimentation being used as strategy of learning and teaching. New technologies have also been used, in particular the use of online questionnaire applications or Game Quiz, as well as the creation of Blogs by groups of students. This sequence was organized in 10 meetings, with moments and activities diversified and contextualized in the History of Science and was applied in the period from February to May 2017. For the evaluation of the qualitative research, the recordings were used as instruments of data collection of class, quizzes, drawings, texts produced by the students and the Blogs. From the analysis of the data there was evidence of effective learning through collaboration and integration, as well as the development of social and affective learning that they demonstrated throughout the research, in addition to the physical and historical concepts that were jointly constructed and shared at the end, beyond of the class, culminating with an understanding that the Electrostatic brings important concepts to the understanding of Electromagnetism.
Keywords: Physics education, Collaborative Learning, Blogs.

PDF document Janaína_Dissertação.pdf — Documento PDF, 7.88 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.