A Utilização das UEPS no Estudo das Ondas Eletromagnéticas por meio de uma AbordagemCTSA | Autora: Dilcinéia Correia da Silva Meneguelli

por Simone Vasconcelos publicado 13/05/2020 12h51, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Adelson Siqueira Carvalho.

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564996

Esta pesquisa apresenta uma proposta, estruturada que utiliza uma sequência didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) com uma abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Segundo Bonadiman e Nonenmacher (2007) o Ensino de Física tem sido trabalhado nas escolas com ênfase na matematização em detrimento dos conceitos, levando a dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. Como forma de tentar diminuir essa dificuldade, o Produto Educacional aqui proposto utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), para fornecer as bases teóricas desse trabalho e para a análise dos resultados, uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que é uma sequência didática realizada em oito momentos de Ensino e Aprendizagem. A pesquisa realizada tem como objetivo responder a seguinte questão: “Como a utilização das UEPS, em conjunto com uma abordagem CTSA, pode potencializar a aprendizagem de ondas eletromagnéticas no Ensino Médio?”. O Produto Educacional aqui proposto, foi desenvolvido em uma Escola Estadual do Espírito Santo em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, aplicado em oito momentos fazendo a utilização de instrumentos como: questionários, mapas conceituais, experimentos de baixo custo e em laboratório, seminário e visita técnica, para coletar dados que serão analisados a luz da TAS. Os dados coletados foram analisados por meio de gráficos, unidades significativas e descrição minuciosa com base nos conceitos abordados. A análise conseguiu através dos mecanismos de aprendizagem utilizados, perceber que uma UEPS quando bem estruturada pode servir de instrumento para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.
Palavras-chave: UEPS; CTSA; Aprendizagem Significativa e Ondas Eletromagnéticas.

This research presents a structured proposal that uses a didactic sequence based on the Theory of Meaningful Learning (TAS) with a Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach. According to Bonadiman and Nonenmacher (2007) the teaching of Physics has been worked in schools with an emphasis on mathematization at the expense of concepts, leading to difficulties in learning this discipline. As a way of trying to reduce this difficulty, the Educational Product proposed here uses the Theory of Meaningful Learning (TAS), to provide the theoretical bases of this work and for the analysis of the results, a Potentially Meaningful Teaching Unit (UEPS), which is a didactic sequence performed in eight moments of Teaching and Learning. The research carried out aims to answer the following question: "How can the use of UEPS, in conjunction with a CTSA approach, enhance the learning of electromagnetic waves in high school?" The Educational Product proposed here, was developed in a State School of Espírito Santo in a class of the 2nd year of High School, applied in eight moments using instruments such as: questionnaires, concept maps, low-cost experiments and laboratory, seminar and technical visit, to collect data that will be analyzed in the light of TAS. The collected data were analyzed by means of graphs, significant units and detailed description based on the concepts covered. The analysis succeeded through the learning mechanisms used,
realizing that a UEPS when well structured can serve as an instrument for the development of meaningful learning.
Keywords: UEPS; CTSA; Meaningful Learning and Electromagnetic Waves.

PDF document Dissertação_Dilcinéia Meneguelli.pdf — Documento PDF, 6.74 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.