Calor e Temperatura a Nível Fundamental numa Proposta de Ensino por Investigação | Autora: Elisa Diniz da Silva e Souza

por Simone Vasconcelos publicado 03/07/2019 10h38, última modificação 20/10/2023 16h24

Orientadora: Drạ. Valéria de Souza Marcelino
Coorientadora: Dr. Cassiana Barreto Hygino

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564997

O ensino hoje deveria possibilitar uma aprendizagem participativa e motivadora para o educando tornando-os capazes de tomar um posicionamento crítico correto os auxiliando na solução de problemas no dia a dia. Em relação ao ensino de Ciências, entende-se que este não deveria ser diferente. Assim o presente trabalho tem como objetivo geral analisar se a aprendizagem de conceitos de Física relacionados ao Calor e Temperatura, é estimulada, por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), tendo como campo de pesquisa o Ensino Fundamental. Como estratégia para alcançar esse objetivo utiliza-se a SEI, que se constitui como uma metodologia de ensino sistematizada na problematização e investigação. Este trabalho tem como público alvo uma turma, perfazendo um total de 27 alunos, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva, situado no município de São José de Ubá, na região noroeste do estado do Rio de Janeiro. As aulas, que seguiram o planejamento característico de uma SEI, foram estruturadas em quatro etapas e foram realizadas durante seis encontros. Nestes encontros foram realizadas atividades investigativas, experimentais, exposição dos conteúdos, contextualização e atividade lúdica caracterizada por uma adaptação ao jogo criado denominado Torta na Cara. Os dados coletados nas diferentes etapas, foram constituídos por textos e desenhos produzidos pelos alunos, e os resultados foram analisados de forma condizente com a pesquisa qualitativa, tomando por base o referencial teórico e trabalhos relacionados. Conclui-se que a utilização da metodologia de ensino das SEIs contribui de forma positiva na construção do conhecimento do educando, se constituindo como um instrumento para promoção da alfabetização científica.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Ensino Investigativo. Alfabetização Científica.

Não foi adicionado.

PDF document Elisa_Dissertação.pdf — Documento PDF, 4.12 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.