Estratégias Virtuais para a Inserção do Espaço e Tempo Relativísticos no Ensino de Física | Autor: Amâncio Gabriel Bendia Filho

por Simone Vasconcelos publicado 27/08/2018 09h31, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof.ª Dr.ª Cristine Nunes Ferreira

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564994

A crescente influência da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no mundo atual tem tornado o domínio de tais conteúdos imprescindíveis para que o cidadão possa compreender e participar ativamente do mundo em que vive. Os avanços tecnológicos e científicos ocorrem num ritmo cada vez mais acelerado e, em contrapartida, os conteúdos e as técnicas presentes na sala de aula continuam praticamente os mesmos do século passado. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar em que medida o uso de ferramentas digitais é relevante para a aprendizagem significativa do espaço-tempo relativístico. Tendo em vista a necessidade da inserção tópicos de FMC no Ensino Médio e a atualização das técnicas empregadas na sala de aula, foi elaborada uma apostila sobre a Relatividade Restrita em forma de quadrinhos, seguindo os princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Como ferramentas pedagógicas, foram utilizadas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) que auxiliaram tanto nas estratégias utilizadas para a preparação do material utilizado em sala de aula quanto na coleta de dados para a pesquisa. Os instrumentos de pesquisa realizadas em sala de aula: questionários aplicados através do Google Formulário, o uso do software Socrative e a observação docente serviram como fonte de dados. Sob um olhar qualitativo, foram analisados os conhecimentos dos alunos antes e após a aplicação do material para avaliar o comportamento dos estudantes levando em conta: sua reação frente ao mundo digital, se o tema foi claramente exposto e se foi capaz de mostrar as principais ideias envolvidas no estudo do espaço e tempo de Einstein.

The growing influence of Modern and Contemporary Physics (FMC) in today's world has made the domain of such content so that the citizen can understand and participate actively in the world in which he lives. Technological and scientific advances occur at an ever-increasing rate, and in contrast, the contents and techniques present in the classroom remain practically the same as in the last century. In this context, the objective of this work was to investigate to what extent the use of digital tools is relevant for the significant learning of relativistic space-time. In view of the need to insert topics of FMC in High School and the updating of the techniques used in the classroom, a book was elaborated on Restricted Relativity in the form of comics following the principles of Ausubel's meaningful learning theory. As pedagogical tools, Digital Information and Communication Technologies (ICT) were used, which helped both the strategies used for the preparation of the material used in the classroom and the collection of data for the research. The research tools, questionnaires applied through Google Form, use of Socrative software, and teacher observation served as data sources. In a qualitative way, students' knowledge was analyzed before and after the application of the material to evaluate the behavior of the students taking into account their reaction to the digital world, if the subject was clearly exposed and was able to show the main ideas involved in the study of Einstein's space and time.

PDF document Amâncio_Dissertação.pdf — Documento PDF, 33.57 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.