Fototropismo e a Integração com Ondas Eletromagnéticas numa abordagem STEAM em Nível Médio | Autora: Eliana de Abreu Rodrigues

por Karina Cecilia Manhães Pereira dos Santos publicado 22/11/2024 19h25, última modificação 22/11/2024 19h25

Orientadora: Dra. Cristine Nunes Ferreira
Coorientadora: Dra. Renata Lacerda Caldas

As interações que envolvem o ambiente vegetal e a luz solar são fatores importantes para a sobrevivência dos seres vivos. Estes podem ser abordados por diferentes prismas nas disciplinas da Física e Biologia, tendo em vista a relação entre fenômenos como fototropismo, reflexão, dispersão e absorção da radiação eletromagnética. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições de uma sequência didática (SD) para um ensino integrado sobre fototropismo e ondas eletromagnéticas em nível médio. A fim de proporcionar um ensino transdisciplinar, crítico e proativo no contexto dessa temática, foi elaborado um produto educacional potencialmente significativo composto por 10 encontros, nas quais foram utilizados como instrumentos de coleta dados: questionários descritivos, vídeos, plataformas virtuais com simuladores, experimento prático, Arduíno, jogo de tabuleiro, bem como aulas expositivas dialogadas. As atividades foram aplicadas numa turma do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do Norte Fluminense. Como fundamentação teórica foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel atrelada à abordagem STEAM para a elaboração da SD. A pesquisa configura-se como de caráter qualitativo com a utilização do estudo de caso e a análise dos dados feita segundo Bardin, além dos dados coletados por meio dos experimentos práticos e o engajamento atitudinal dos alunos descritos durante as aulas. A análise dos resultados indicou que a sequência didática é viável, capaz de despertar o interesse e a proatividade dos alunos, além de contribuir para a compreensão do fototropismo e das ondas eletromagnéticas.
Palavras-chave: 1. Fototropismo 2. Espectro Eletromagnético 3. STEAM

Interactions involving the plant environment and sunlight are important factors for the survival of living beings. These can be approached from different perspectives in the disciplines  Physics and Biology, taking into account the relationship between phenomena such as phototropism, reflection, dispersion and absorption of electromagnetic radiation. The general objective of this research was to analyze the contributions a didactic sequence (SD) for integrated teaching about phototropism and electromagnetic waves at secondary level. In order to provide transdisciplinary, critical and proactive teaching in the context of this theme, a potentially significant educational product was created consisting of 10 meetings, in which data collection instruments were used: descriptive questionnaires, videos, virtual platforms with simulators, practical experiment, Arduino, board game, as well as dialogued expository classes. The activities were applied to a 2nd year high school class at a state school in North Fluminense. As a theoretical basis, David Ausubel's Meaningful Learning Theory (TAS) was used, linked to the STEAM approach to develop SD. The research is qualitative in nature with the use of case studies and data analysis carried out according to Bardin, in addition to data collected through practical experiments and the attitudinal engagement of students described during classes. Analysis of the results indicated that the didactic sequence is viable, capable of arousing students' interest and proactivity, in addition to contributing to the understanding of phototropism and electromagnetic waves.
Keywords: Physics Teaching. 1. Phototropism. 2.Electromagnetic spectrum. 3. STEAM

PDF document DISSERTACAO_ ELIANA_RODRIGUES_versão final.pdf — Documento PDF, 4.99 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.