Luz na Identificação de Elementos Químicos: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Interdisciplinar para Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Autora: Rafaella Cruz Ferreira

por Simone Vasconcelos publicado 31/05/2019 15h49, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Wander Gomes Ney

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565225

O presente trabalho teve por objetivo investigar a potencialidade de uma sequência didática, ancorada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com enfoque interdisciplinar, para a promoção da aprendizagem significativa de conceitos relativos à espectroscopia em nível médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os fundamentos teóricos sustentam-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e nas contribuições de Joseph Novak para reforçar esta teoria. No que se refere à metodologia de pesquisa, a investigação possui viés qualitativo, de natureza descritiva do tipo estudo de caso. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um produto educacional contendo oito etapas investigativas. A aplicação da sequência didática foi efetuada em uma turma de nível médio da modalidade EJA em uma escola da rede pública de ensino, localizada no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para a verificação de indícios de uma aprendizagem significativa foram utilizados recursos, tais como mapa conceitual, experimentos, simulações computacionais e estudo de caso interdisciplinar. A partir da análise dos resultados, pode-se inferir que a UEPS foi considerada exitosa, apresentando resultados positivos e destacando evidências que apontam para a ocorrência da aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Aprendizagem Significativa. Educação de Jovens e Adultos. Interdisciplinaridade. Espectroscopia.

The objective of this work was to investigate the potential of a didactic sequence, anchored in a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), with an interdisciplinary approach, to promote the meaningful learning of concepts related to the mid level spectroscopy in the modality of Youth Education and Adults (EJA). The theoretical foundations are based on David Ausubel's Significant Learning Theory (TAS) and the contributions of Joseph Novak to reinforce this theory. Regarding the research methodology, the research has a qualitative bias, of a descriptive nature of the case study type. As a result of the research an educational product was developed containing eight investigative steps. The application of the didactic sequence was carried out in a middle level class of the EJA modality in a school of the public school, located in the municipality of Campos dos Goytacazes/RJ. For the verification of signs of a significant learning, resources were used, such as conceptual mapping, experiments, computational simulations and interdisciplinary case study. From the analysis of the results, it can be inferred that the PMTU was considered successful, presenting positive results and highlighting evidences that point to the occurrence of significant learning.
Keywords: Potentially Meaningful Teaching Units. Meaningful Learning. Youth and Adult Education.  Interdisciplinarity. Spectroscopy.

PDF document Rafaella_Dissertação.pdf — Documento PDF, 43.81 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.