Ondas Eletromagnéticas e Visão: Material Complementar para o Ensino Médio sob a Perspectiva do Currículo Mínimo | Autora: Priscila dos Santos Caetano de Freitas

por Simone Vasconcelos publicado 07/05/2019 00h00, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé.

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565206

A presente pesquisa possui caráter qualitativo e tem como objetivo fazer apreensões sobre o ensino, diante de uma intervenção didática diferenciada por meio de material didático sobre Ondas Eletromagnéticas aplicadas ao olho humano, abrangendo os aspectos físicos, químicos e biológicos, na perspectiva do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, para a 3º série do Ensino Médio. Tem como embasamento teórico os modelos didáticos de intervenção no Ensino de Ciências e nos modelos didáticos dos professores, enquanto saberes docentes. Na intenção de proporcionar um ensino mais contextualizado e interessante, a proposta apresenta como estratégias de ensino a História e Filosofia da Ciência e o uso de experimentações. Perante a nova proposta curricular do Estado, destaca-se a dificuldade encontrada pelos professores de encontrar materiais e livros didáticos que tenham uma abordagem adequada ao currículo. Sendo uma pesquisa que se enquadra na tipologia estudo de caso, utiliza entrevistas semiestruturadas para destacar na fala dos entrevistados as seguintes categorias de análise: interdisciplinaridade, contextualização, história da ciência e/ou o uso de experimentos, conteúdos de Física, estratégia didática e atitude. Essas temáticas são postas em relevo no que concerne ao potencial do material para o ensino dos assuntos de Física em evidência.
Palavras-chave: Ensino de Física. Currículo Mínimo-RJ. Estratégias de ensino. Interdisciplinaridade. Olho humano.

The present research work has a qualitative character and aims to make apprehensions about the teaching, before a didactic intervention differentiated through didactic material on Electromagnetic waves applied to the human eye, covering the physical, chemical and biological aspects, from the Curriculum perspective Minimum of the State of Rio de Janeiro for the 3rd grade of High School. It has as theoretical background the didactic models of intervention in the Teaching of Sciences and in the didactic models of the teachers, as teaching knowledge. In order to provide a more contextualized and interesting teaching, the proposal presents as teaching strategies the History and Philosophy of Science and the use of experiments. Faced with the new curricular proposal of the State, it is highlighted the difficulty encountered by the teachers to find materials and textbooks that have a proper approach to the curriculum. Being a research that falls within the typology of a case study because it considers a restricted portion of reality, it uses semi-structured interviews to highlight in the interviewees' speech the categories of analysis in which the didactic material is framed, allowing to verify its significant potential.
Keywords: Physics education. Currículo Mínimo. Teaching strategies. Interdisciplinarity. Didactic intervention. Human eye. Electromagnetic Waves.

PDF document Priscila_Dissertação.pdf — Documento PDF, 5.98 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.