Proposta Didática Diferenciada para o Estudo de Queda Livre | Autor: Leandro Ribeiro Araújo

por Simone Vasconcelos publicado 07/08/2018 00h00, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565184

O objetivo desta pesquisa é investigar o problema da atitude para com o ensino de ciências frente a uma experiência didática diferenciada sobre queda dos corpos. A investigação admite como conjectura a possibilidade de que o material proposto suscite uma atitude positiva nos alunos de uma turma de ensino médio em uma escola pública, no Estado do Rio de Janeiro, e que esta atitude esteja relacionada às características da proposta. O suporte teórico da investigação inspira-se na epistemologia construtivista, história da ciência e uso de experimentos, além de basear-se na literatura sobre atitude, de uma maneira geral, e em pesquisas sobre a relação entre atitude e ensino de ciências. Através de entrevistas semi-estruturadas, usando referencial de pesquisa qualitativa, registrou-se as impressões mais marcantes em alunos selecionados. As manifestações verbais e comportamentais, evidenciadas através da fala dos alunos na entrevista, são consideradas critérios eficazes nas avaliações de atitude. As observações docentes em sala de aula também foram levadas em consideração. A análise dos dados permite afirmar que houve uma atitude positiva diante da proposta didática implementada e que os pontos destacados pelos alunos foram: experimentos, história da ciência, aprendizado do conteúdo, autonomia, conflito cognitivo, estrutura geral do material didático, satisfação/engajamento e trabalho em grupo. Assim, é possível conseguir engajamento atitudinal diante de propostas didáticas estruturadas em ambiente formal de ensino através de diversificação de atividades e respeito à diversidade dos perfis motivacionais discentes.

The objective of this research is to investigate the problem of the attitude toward science teaching in the face of a differentiated didactic experience about falling bodies. The research admits as a conjecture the possibility that the proposed material provoke a positive attitude in the students of a high school class in a public school in the State of Rio de Janeiro and that this attitude is related to the characteristics of the proposal. The theoretical support of the research is inspired by constructivist epistemology, history of science and use of experiments, as well as based on the literature on attitude, in general, and on research on the relationship between attitude and teaching of science. Through semi-structured interviews, using a qualitative research reference, the most outstanding impressions were recorded in selected students. The verbal and behavioral manifestations, evidenced through the students' speech in the interview, are considered effective criteria in the attitude evaluations. Teaching observations in the classroom were also taken into account. The analysis of the data allows us to affirm that there was a positive attitude towards the didactic proposal implemented and that the highlights were: experiments, history of science, content learning, autonomy, cognitive conflict, general structure of didactic material, satisfaction / engagement and group work. Thus, it is possible to achieve attitudinal engagement in relation to structured didactic proposals in a formal teaching environment through diversification of activities and respect to the diversity of student motivational profiles.

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