Sequência Didática a partir de Mapa Conceitual sobre Tempo com Utilização de Estudos de Caso e Peer Instruction | Autor: Marlon Rafael Jordão Viana dos Santos

por Secretaria do MNPEF publicado 03/10/2024 08h21, última modificação 03/10/2024 08h21

Prof. Dr. Wander Gomes Ney

No ensino de Física é comum ensinar iniciando com conceitos mais específicos até abordar conceitos mais gerais. No entanto, de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, conceitos mais gerais tendem a estar mais relacionados ao conhecimento científico. Considerando esta questão, esta dissertação apresentou e analisou uma sequência didática desenvolvida tendo o tempo como conceito mais geral e usou a diferenciação progressiva da TAS para abordar outros conceitos relacionados à Física. Isso é feito a partir da utilização de um mapa conceitual sobre tempo que guia a ordem de abordagem dos conceitos na sequência didática. A proposta é voltada para alunos do ensino médio e utiliza o Estudo de Caso como método de ensino e a Peer Instruction (PI) como um recurso didático, que se baseia na teoria de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky. A organização da sequência parte do mapa conceitual e utiliza casos criados que buscam conceituar o que é o tempo ao longo da história, e progressivamente relacioná-lo a temas mais específicos como: medidas de tempo, calendários e relógios, cinemática com funções horárias relacionando movimento e tempo, dilatação do tempo nas Teorias da Relatividade Especial e a flecha do tempo pela 2ª Lei da Termodinâmica. A abordagem também assume uma visão filosófica dos conceitos estudados nos currículos de Física. A sequência utilizou questões conceituais aplicadas com o método PI, com foco na interação entre os alunos. A pesquisa é qualitativa, consistindo em um estudo de caso descritivo onde tem como sujeitos alunos do ensino médio de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados instrumentos como questões do Estudo de Caso, atividades de sala de aula, atividades de PI e entrevistas com os alunos. Os resultados foram analisados por meio da comparação com o referencial teórico onde as teorias dialogam com os dados. Com base na análise dos resultados, conclui-se que a sequência didática obteve êxito, refletindo resultados positivos e apresentando indícios da ocorrência da aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Tempo. Diferenciação progressiva. Estudo de Caso. Peer Instruction

In Physics teaching, it is common to teach by starting with more specific concepts and then approaching more general concepts. However, according to Ausubel's Meaningful Learning Theory (MLT), more general concepts tend to be more related to scientific knowledge. Considering this issue, this dissertation presented and analyzed a didactic sequence developed with  time as the most general concept and used the progressive differentiation of MLT to address other concepts related to Physics. This is done by using a conceptual map about time that guides the order in which concepts are addressed in the didactic sequence. The proposal is aimed at high school students and uses Case Study as a teaching method and Peer Instruction (PI) as a didactic resource, which is based on Vygotsky's theory of socio-interactionist learning. The organization of the sequence starts from the conceptual map and uses created cases that seek to conceptualize what time is throughout history, and progressively relate it to more specific themes such as: time measurements, calendars and clocks, kinematics with hourly functions relating movement and time, time dilation in Special Relativity Theories and the arrow of time by the 2nd Law of Thermodynamics. The approach also takes a philosophical view of the concepts studied in Physics curricula. The sequence used conceptual questions applied with the PI method, focusing on interaction between students. The research is qualitative, consisting of a descriptive case study where the subjects are high school students from Cachoeiro de Itapemirim - ES. To collect research data, instruments such as Case Study questions, classroom activities, PI activities and interviews with students were used. The results were analyzed by comparing them with the theoretical framework where the theories interact with the data. Based on the analysis of the results, it is concluded that the didactic sequence was successful, reflecting positive results and presenting evidence of the occurrence of significant learning.
Keywords: Time. Progressive differentiation. Case study. Peer Instruction

PDF document Dissertação_Marlon Rafael_versão final.pdf — Documento PDF, 11.11 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.