Um Estudo Estruturado no Ensino sob Medida (EsM) e no Uso do Smartphone como Ferramenta Auxiliadora da Aprendizagem Significativa de Conceitos de Termodinâmica | Autor: Thiago de Oliveira Mata

por Simone Vasconcelos publicado 09/05/2019 11h07, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Adelson Siqueira Carvalho

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565323

O smartphone está cada vez mais presente no ambiente escolar e o seu uso como ferramenta educacional vem dividindo opiniões quanto ao seu real potencial para a aprendizagem. Professores, coordenadores e diretores, muitas vezes se apresentam despreparados para lidar com o constante avanço tecnológico, que é acompanhado de perto pelos alunos que estão cada vez mais conectados e fascinados com seus smartphones, que disponibilizam incontáveis oportunidades de acesso à informação e à comunicação. Com o intuito de oferecer uma contribuição em torno desta discussão, esta pesquisa propôs uso de uma sequência didática estruturada nos aspectos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, Novak e do modelo de educação de Gowin, no método de Ensino sob Medida (EsM) e na utilização do smartphone como ferramenta educacional, visando promover a aprendizagem significativa de conceitos de termodinâmica. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados Questionários, Atividades de Sala de Aula, Estudo de Caso Histórico, Avaliação Final Somativa e observações do professor/pesquisador sobre a aplicação do produto educacional. A análise do Estudo de Caso, de acordo com a metodologia adotada, constatou uma evolução nos critérios qualitativos e na representação dos conceitos relacionados à Termodinâmica. As Atividades de Sala de Aula ao longo da sequência didática, além de promoverem a negociações de significados durante a aplicação tiveram o conteúdo de suas respostas analisado. O bom desempenho dos alunos na Avaliação Somativa aplicada no final da intervenção demonstrou que houve domínio dos conceitos relacionados à Termodinâmica abordados na sequência didática. O questionário de opinião dos alunos e as observações do professor/pesquisador apontaram que a estratégia escolhida para o bimestre letivo contribuiu para motivar e promover a Aprendizagem Significativa do conteúdo abordado. Os resultados apresentam indícios de que o produto educacional colaborou para a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos relacionado à Termodinâmica, para alunos do Ensino Médio.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, Ensino sob Medida (EsM), Smartphones.

The smartphone is increasingly present in the school environment and its use as an educational tool has been split opinions about its real potential for learning. Teachers, coordinators, and principals are often unprepared to deal with the constant technological advance, which is closely followed by students who are increasingly connected and fascinated with their smartphones, which provide countless opportunities for access to information and communication. In order to offer a contribution around this discussion, this research proposed the use of a structured didactic sequence in the theoretical aspects of Ausubel, Novak and Gowin's education model, in the Just-in-Time Teaching (JiTT) and in the use of the smartphone as an educational tool, aiming to promote the meaningful learning of concepts of thermodynamics. For this, an application was developed using the MIT App Inventor platform. As data collection instruments were used Questionnaires, Classroom Activities, Historical Case Study, Summative Final Evaluation and teacher / researcher observations on the application of the educational product. The analysis of the Case Study, according to the adopted methodology, showed an evolution in the qualitative criteria and in the representation of the concepts related to Thermodynamics. The Classroom Activities throughout the didactic sequence, besides promoting the negotiations of meanings during the application had the content of their answers analyzed. The good performance of the students in the summative evaluation applied at the end of the intervention demonstrated that there was mastery of the concepts related to thermodynamics addressed in the didactic sequence. The students' opinion questionnaire and the teacher / researcher's observations pointed out that the strategy chosen for the two-month period contributed to motivate and promote Meanigful Learning of the content addressed. The results show that the educational product collaborated to promote the Meanigful Learning of concepts related to Thermodynamics, for high school students.
Keywords: Meanigful Learning, Physics Teaching, Just-in-Time Teaching (JiTT), Smartphones.

PDF document Thiago_Dissertação.pdf — Documento PDF, 21.49 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.