Uma Abordagem dos Conceitos de Magnetismo e Indução Eletromagnética por meio de Estudo de Caso | Autor: Jackson Ricardo Marcelino Braz

por Simone Vasconcelos publicado 08/07/2020 12h21, última modificação 20/10/2023 16h24

Orientador: Prof. Dr. José Luís Boldo
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Lacerda Caldas

Link Educapes:

O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições do método Estudo de Caso, apoiado pela experimentação, na aprendizagem sobre magnetismo e indução eletromagnética em nível médio. Para tanto foi produzido um material didático com a proposta de atividades facilitadoras da aprendizagem e experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, com a finalidade de possibilitar ao aluno a associação do fenômeno físico com aplicações cotidianas. O método de ensino Estudo de Caso foi escolhido por possibilitar ao aluno direcionar sua própria aprendizagem. Para isso foram elaboradas atividades, dentre elas, experimentos para o ensino da temática seguindo os passos do método. Com foco na pesquisa qualitativa, os sujeitos investigados foram alunos de terceira série do ensino médio da Escola Estadual “Primo Bitti” em Aracruz - ES, e mapas conceituais e questões relativas à resolução do Estudo de Caso, serviram de instrumentos de coletadas de dados. Com base nos pressupostos teóricos de Vygotsky, dentre eles, o que trata da interação mediada e Zona de Desenvolvimento Proximal, foram analisados os dados coletados em cada etapa de desenvolvimento do Estudo de Caso. Ao final da aplicação do material os estudantes explicitaram, através das atividades propostas, melhor compreensão dos conceitos abordados e melhor autonomia no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Indução Eletromagnética, Experimentação, Estudo de Caso, Ensino de Física.

The general objective of the research is to analyze the contributions of the Case Study method, supported by experimentation, in learning about magnetism and electromagnetic induction at the medium level. For this, a didactic material will be produced with the proposal of learning facilitating activities, experiments made with low cost materials, with the objective of enabling the student to associate the physical phenomenon with everyday applications. The Case Study teaching method was chosen because it allows the student to direct his own learning. For this purpose, there have been elaborated activities, among them, experimental to teach the subject following the method steps. With focus on qualitative research, the subjects will be third grade students of the “Primo Bitti” State School, in Aracruz - ES, and the data collection instruments were conceptual maps and questions related to the resolution of the Case Study. Based on Vygotsky's theoretical assumptions (Vygotsky, 2003), among them, what deals with mediated interaction and Proximal Development Zone, were analyze the data collected in each stage of development of the Case Study. At the end of the material application, the students explained, through the proposed activities, a better understanding of the concepts covered and a better autonomy in the learning process..
Keywords: Electromagnetic Induction, Experimentation, Case Study, Physics Teaching.

PDF document DISSERTAÇÃO_ Jackson.pdf — Documento PDF, 6.56 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.