Uma abordagem investigativa utilizando acontecimentos do Mangá (Dr. Stone) para ensinar tópicos de Eletromagnetismo no Ensino Médio | Autor: Pedro Augusto do Amaral Moreira Mancini Moll

por Karina Cecilia Manhães Pereira dos Santos publicado 01/07/2024 15h16, última modificação 01/07/2024 15h16

Prof. Dr. Tiago Destéffani Admiral

O processo de investigação é extremamente importante para a consolidação do conhecimento científico. Pensando em trazer as motivações que levaram aos primórdios do pensamento científico e crítico para dentro da sala de aula, o presente trabalho atuou com foco no Ensino por Investigação para esquematizar uma sequência de aulas dentro do conteúdo de Eletromagnetismo. Para criar um ambiente instigador para o processo investigativo, foi utilizada como abordagem lúdica a série de mangá e sua adaptação animada, mais especificamente "Dr. Stone", para elucidar algumas situações-problema e desenvolver atividades demonstrativas de cunho investigativo. A estrutura de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) foi empregada para elaboração de um produto educacional, buscando criar condições na sala de aula para que os alunos pensassem, falassem, lessem e escrevessem sobre ciências, idealizando a Alfabetização Científica. O planejamento das atividades da SEI, embasado na teoria sociocultural de Vygotsky, foi estruturado com o intuito de colocar o aluno no papel do protagonista da série para resolver situações-problema e desenvolver, ao final do processo, um gerador elétrico e um manual de instrução durante um momento denominado "A Oficina do Reino da Ciência". Para facilitar a interação entre os alunos e proporcionar ao professor um constante retorno do processo de aprendizagem, foram utilizados testes conceituais, apoiados no método de Instrução pelos Colegas (IpC) por meio do aplicativo Plickers. A aplicação da SEI foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio e integrou uma pesquisa qualitativa baseada em uma metodologia de Estudo de Caso. Os resultados obtidos indicaram que o uso de recursos lúdicos e instigadores, alicerçados em um ensino por investigação, promoveu um ensino mais dinâmico e participativo, contribuindo para a evolução dos conceitos e terminologias utilizados, principalmente na oficina de criação, na qual os estudantes consolidaram os conceitos aprendidos no bimestre para executar a construção do gerador elétrico e seu manual. O IpC demonstrou eficácia ao envolver os alunos de forma mais ativa no processo de ensino-aprendizagem, facilitando a troca de conceitos e proporcionando um feedback para o professor por meio dos testes conceituais. Os resultados estão alinhados com o que é reportado na literatura e indicam que a incorporação de elementos lúdicos e a abordagem investigativa podem ser estratégias valiosas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Física. Palavras-chave: Ensino de Física. 2. Sequência de Ensino Investigativa 3. Instrução pelos Colegas 4. Mangás e Animes

The research process is extremely important for the consolidation of scientific knowledge. With the aim of bringing the motivations that led to the beginnings of scientific and critical thinking into the classroom, this work focused on Investigation Teaching to outline a sequence of classes within the content of Electromagnetism. To create an instigating environment for the investigative process, a manga series and its animated adaptation were used as a playful approach, more specifically the series "Dr. Stone", to elucidate some problem situations and develop demonstrative activities of an investigative nature. The structure of an Investigative Teaching Sequence (ITS) was employed to develop an educational product, seeking to create conditions in the classroom for students to think, speak, read, and write about science, aiming for Scientific Literacy. The planning of ITS's activities, based on Vygotsky's sociocultural theory, was structured with the aim of placing the student in the role of the protagonist of the series to solve problem situations and develop, at the end of the process, an electric generator and an instruction manual during a moment called "The Kingdom of Science Workshop". To facilitate interaction between students and provide the teacher with constant feedback from the learning process, conceptual tests based on the Peer Instruction (PI) method were used through the Plickers application. The application of ITS was carried out in a class of the third year of High School and was part of a qualitative research based on a Case Study methodology. The results obtained indicated that the use of playful and stimulating resources, grounded in Investigation Teaching, promoted a more dynamic and participatory learning environment, contributing to the development of the concepts and terminology used, especially in the creative workshop, where students solidified the concepts learned during the semester to execute the construction of the electric generator and its manual. The PI proved to be effective in engaging students more actively in the teaching and learning process, facilitating the exchange of concepts, and providing feedback to the teacher through conceptual tests. The results align with what is reported in the literature and suggest that the incorporation of playful elements and the investigative approach can be valuable strategies to enhance the teaching and learning process in Physics. Keywords: Physics education. 2. Investigative Teaching Sequence 3. Peer Instruction 4. Manga and Anime

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