Uma Abordagem Sobre o Espectro Eletromagnético por meio de Etudos de Caso | Autora: Alice Lubanco Leal Barros

por Simone Vasconcelos publicado 26/07/2018 00h00, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. José Luís Boldo

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564993

O presente trabalho trata de intervenção didática que buscou unir os conceitos de radiações do espectro eletromagnético aos avanços tecnológicos presentes na vida dos indivíduos. Para tanto, foi utilizado o método de ensino denominado Estudos de Caso. Este foi apresentado com um caráter sócio científicos numa abordagem com aspectos de Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com o objetivo de promover no educando um olhar crítico em relação a sua realidade, desenvolvendo uma atitude social responsável a partir de questionamentos interligados ao seu cotidiano. A pesquisa apresenta caráter qualitativo com enfoque na aprendizagem do aluno do ponto de vista da teoria do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky. O estudo resultou na elaboração de um Produto Educacional com o tema de Radiação do Espectro Eletromagnético, no contexto de Casos apresentados aos alunos. Por meio de uma sequência didática que inclui a leitura de textos que permitiram um debate e discussões sobre o tema, elaboração de mapas conceituais, realização de experimentos de baixo custo e resolução de questões teóricas e formais, foram fornecidos subsídios conceituais para que o discente encontrasse a solução da problemática levantada nos Estudos de Casos. A diversidade de instrumentos possibilitou uma dinamicidade nas aulas, promovendo a interação dos alunos por meio de debates e atividades que tornaram os conceitos ensinados mais significativos. O estudo foi realizado em aulas de Física do 3º ano do Ensino Médio, de acordo com o previsto para o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada ao longo da aplicação dos instrumentos descritos e resultou em indícios de que a proposta foi relevante para a aprendizagem dos temas pertinentes.

The present work deals with didactic intervention that sought to unite the concepts of radiations of the electromagnetic spectrum to the technological advances present in the life of the individuals. For that, the teaching method called Case Studies was used. This was presented with a socio-scientific character in a Science Technology, Society and Environment (CTSA) approach, with the objective of promoting in the student a critical look at their reality, developing a responsible social attitude based on questions related to their daily life . The research presents qualitative character with a focus on student learning from the point of view of Vygotsky's theory of cognitive development. The study resulted in the elaboration of an Educational Product with the theme of Radiation of the Electromagnetic Spectrum, in the context of Cases presented to the students. Through a didactic sequence that includes the reading of texts that allowed a debate and discussions about the theme, elaboration of conceptual maps, realization of experiments of low cost and resolution of theoretical and formal questions, conceptual subsidies were provided so that the student found the solution of the problem raised in the Case Studies. The diversity of instruments made possible a dynamism in the classes, promoting the interaction of the students through debates and activities that made the concepts taught more meaningful. The study was carried out in Physics classes of the 3rd year of High School, according to what was foreseen for the minimum curriculum of the state of Rio de Janeiro. The data collection was carried out during the application of the described instruments and resulted in indications that the proposal was relevant to the learning of the pertinent themes.

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