Uma Intervenção Didática para a Inserção das Partículas Elementares em Nível Médio | Autor: Walter Lúcio de Paula Júnior

por Simone Vasconcelos publicado 26/12/2018 09h23, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof.ª Dra. Cristine Nunes Ferreira

Neste trabalho, foi proposta uma sequência didática para o ensino médio com o objetivo de inserir a física de partículas elementares. A estratégia utilizada para abordar o tema foi relacionar as aulas com a evolução dos conceitos fundamentais da história da física de partículas elementares, partindo da história dos modelos atômicos, passando pelos raios cósmicos e decaimentos de partículas na atmosfera até os experimentos feitos no Grande Colisor de Hádrons, em inglês Large Hadron Colider (LHC). O suporte teórico da proposta didática inspirou-se na aprendizagem significativa de David Ausubel. No entanto a interação com o ambiente e o meio social, ressaltados na teoria de Vygotsky, também foram levadas em consideração. A pesquisa foi qualitativa interpretativa, levando em conta também as ideias de inclusão da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio seguindo linhas de pensamento presentes na literatura. A estratégia empregada constituiu na criação de um conjunto de atividades que foram organizadas em diversos episódios, levando em conta os conhecimentos prévios estabelecidos pelos alunos a cada novo episódio. Além de levar em conta essas concepções, buscou-se analisar o produto educacional, com bases nos argumentos das linhas seguidas pelos pesquisadores que discutiram essa inclusão. Verificou-se que a metodologia aplicada nesta pesquisa teve êxito, conectando aspectos da Física de Partículas no ensino médio com os conteúdos presentes na formação tradicional dos alunos, além de introduzir a História da Ciência durante a sequência didática.

In this work, a didactic sequence was proposed for high school with the objective of inserting elementary particle physics. The strategy used was to relate the classes with the evolution of fundamental concepts of the history of elementary particle physics, starting from the history of atomic models, passing through the cosmic rays and particle decays in the atmosphere until the experiments done in the Large Hadron Colider (LHC). The theoretical support of the didactic proposal was inspired by the significant learning of David Ausubel. However the interaction with the environment and the social environment, emphasized in Vygotsky's theory, were also taken into account. The research was qualitative interpretive, taking into account also the ideas of inclusion of Modern and Contemporary Physics in Secondary Education following lines of thought present in the literature. The strategy employed was the creation of a set of activities that were organized in several episodes, taking into account the previous knowledge established by the students in each new episode. In addition to taking these concepts into account, we sought to
analyze the educational product, based on the arguments of the lines followed by the researchers who discussed this inclusion. It was verified that the methodology applied in this research was successful, connecting aspects of the Physics of Particles in high school with the contents present in the traditional formation of the students, besides introducing the History of Science during the didactic sequence.

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