Uma Proposta para o Ensino de Eletromagnetismo em Nível Médio Baseada no Modelo Híbrido de Rotação por Estações | Autora: Karen Anderson Araujo Batista Martins

por Secretaria do MNPEF publicado 13/11/2024 08h05, última modificação 13/11/2024 08h05

Prof. Dr. Vantelfo Nunes Garcia

O estudo do Eletromagnetismo depende de certo grau de abstração para a compreensão de alguns conceitos. Tal dificuldade de visualização geralmente gera certo desinteresse de grande parte dos alunos. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas é importante para que se criem condições para instigar a curiosidade e o interesse dos estudantes. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, em específico, Estudo de Caso, tem como objetivo geral investigar as contribuições de uma Sequência Didática baseada na utilização do modelo de Ensino Híbrido de Rotação por Estações para o ensino de conceitos do Eletromagnetismo. O público alvo foram alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual em Campos dos Goytacazes/RJ. A aplicação da sequência didática ocorreu em treze encontros, sendo alternados entre aulas expositivas dialogadas com a utilização de experimentos e a aplicação da modalidade de Rotação por Estações, em que os alunos foram divididos em grupos e alternaram entre as estações independentes, tendo, ao final, passado por todas. Tendo em vista a inserção dos estudantes na era digital e as recomendações da Base Nacional Comum Curricular, as estações contemplaram diferentes Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Foram utilizados diversos recursos para coleta de dados como questionários, roteiros, listas de exercícios e relatórios. Os dados foram analisados a partir do método de categorização fundamentado por Bardin (2016). Após a análise dos dados pode-se perceber grande melhoria conceitual, uma vez que grande parte dos grupos conseguiu desenvolver boas respostas, que demonstraram não somente apresentarem novos conceitos físicos, mas também foi possível notar um aprofundamento naqueles conceitos que, em um primeiro momento, eram superficiais. Desta forma, a pesquisa mostra as contribuições da utilização da modalidade de Ensino Híbrido de Rotação por Estações no ensino de Eletromagnetismo.
Palavras-chaves: Ensino de Física. Rotação por Estações. Experimentos e Simuladores.

The study of Electromagnetism depends on a certain degree of abstraction to understand some concepts. Such difficulty in visualization generally generates a certain lack of interest on the part of most students. In this context, the use of active methodologies is important to create conditions to instigate students' curiosity and interest. The present research, of a qualitative nature, specifically, a Case Study, has the general objective of investigating the contributions of a Didactic Proposal based on the use of the Hybrid Teaching model of Rotation by Stations for teaching Electromagnetism concepts. The target audience were third-year high school students at a state school in Campos dos Goytacazes/RJ. The application of the didactic sequence took place in thirteen meetings, alternating between expository classes with the use of experiments and the application of the Rotation by Stations modality, in which students were divided into groups and alternated between independent stations, having, at the end, , passed by all. With a view to inserting students into the digital era and the recommendations of the National Common Curricular Base, the stations included different Digital Information and Communication Technologies. Various resources were used to collect data, such as questionnaires, scripts, exercise lists and reports. The data were analyzed using the categorization method based on Bardin (2016). After analyzing the data, it was possible to notice a great conceptual improvement, since most of the groups managed to develop good answers, which demonstrated that they not only presented new physical concepts, but it was
also possible to notice a deepening in those concepts that, at first, they were superficial. In this way, the research shows the contributions of using the Hybrid Teaching of Rotation by Stations modality in teaching Electromagnetism.
Keywords: Physics education. Station Rotation Model. Experiment and Simulators.

PDF document Dissertação_Karen Anderson_versão final.pdf — Documento PDF, 6.54 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.