Uma Sequência de Ensino Investigativa sobre Radioatividade, Energia Nuclear e suas Aplicações | Autora: Clotildes de Souza Miranda Simões

por Simone Vasconcelos publicado 24/04/2020 18h55, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof.ª Dr.ª Cassiana Barreto Hygino Machado.

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569351

O estudo de física, geralmente o ramo da Física Moderna e Contemporânea (FMC), traz consigo um alto nível de abstração, dificultando a associação dos fenômenos estudados com a realidade. Com o intuito de facilitar o ensino e auxiliar no processo de Alfabetização Científica (AC) esta pesquisa apresenta uma proposta para o estudo dos conceitos relacionados à Física Nuclear e suas aplicações por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o Ensino Médio. A sequência foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos trabalhem ativamente no processo de construção do seu conhecimento, além de possibilitar discussões acerca dos benefícios e prejuízos que a utilização da energia nuclear pode trazer para a sociedade e ambiente.  A sequência didática elaborada teve como público alvo alunos do 2º ano do ensino médio conforme o currículo mínimo adotado no estado do Rio de Janeiro, e foi dividida em dois ciclos. No primeiro ciclo da SEI foram abordados conteúdos que envolvem os conhecimentos da natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina. E o segundo ciclo traz os conteúdos relacionados a produção e uso da energia nuclear e suas implicações na natureza. A metodologia desta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e seus resultados foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD), procurando encontrar os indicadores que mostrem que a AC está sendo promovida. Durante o desenvolvimento da SEI houve indícios de promoção da AC, foram identificados indicadores como, raciocínio lógico, explicação, levantamento de hipóteses e justificativa. Os resultados apontaram que a SEI apresentada, pode promover a reflexão, oferecendo condições que possibilitem os alunos a trabalhar os diferentes aspectos da Cultura Científica.

Palavras-chave: Ensino por investigação; Sequência de Ensino Investigativa; Alfabetização Científica; Física Moderna e Contemporânea.

The study of physics, generally the Modern Physics, requires an elevated abstraction level, hardening the process of associating the reality to the studied phenomena. In order to facilitate the teaching and the Scientific Literacy, this paper presents a proposal to study the concepts of Nuclear Physics and its application through a Didactic Sequence Investigative on High School Grade. The sequence was planned to make the students actively work on their knowledge construction about the environment thus enabling the discussion about the dangers and benefits that the utilization of Nuclear Energy brings to the society and environment. 2nd year high school grade students are the target audience of this 2 cycles didactic sequence, considering the minimum curriculum determined by the State of Rio de Janeiro. The first Didactic Sequence Investigative tends to the subjects involving the nature of the interactions and the dimensions of the involved energy on nuclear transformations for medicine applications. The second one raises the subject involved on Nuclear Energy production and usage and its implications on the environment. This study has a qualitative approach and the results were verified in accordance to the discursive textual analysis, seeking for the indicators of the Scientific Literacy promotes on the students. The results shows that the presented Didactic Sequence Investigative promotes critical thought, offering conditions for the students to approach the different aspects of the Scientific Culture.

 Keywords: Research teaching; Investigative Teaching Sequence; Scientific literacy; Modern Physics.

PDF document Dissertação final_ Clotildes Simões.pdf — Documento PDF, 15.32 MB
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