Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sobre Refração e Lentes com Enfoque Experimental | Autor: Ronald dos Santos Merlim

por Simone Vasconcelos publicado 29/11/2019 10h36, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565209

O presente trabalho apresenta como objetivo principal elaborar e analisar, quanto à aprendizagem, um produto educacional nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de Refração e Lentes com enfoque experimental, físico e virtual, em nível médio, com inserções de conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O produto elaborado é composto de dez atividades investigativas pautadas nas concepções alternativas, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação, que são princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel. No intuito de compreender melhor a participação dos alunos por meio das atividades e da interação com os colegas e com o professor-pesquisador, optou-se por uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. A análise dos dados permitiu a escolha de tais categorias: concepções alternativas, diferenciação progressiva, reconciliação integrativa, aprendizagem significativa/consolidação e atitude. A partir dos resultados obtidos, pode-se inferir um engajamento cognitivo e atitudinal consistentes, permitindo apontar para o potencial do material didático quanto à aprendizagem significativa.
Palavras-chave: UEPS, Teoria da Aprendizagem Significativa, Refração, Lentes, Experimentos.

The present work presents as main objective to elaborate and analyze, as for learning, an educational product in the mold of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) for the teaching of Refraction and Lenses with experimental, physical and virtual focus, at medium level, with insertions of concepts of Modern and Contemporary Physics (MCP). The elaborated product is composed of ten investigative activities based on the alternative conceptions, progressive differentiation, integrative reconciliation and consolidation, which are principles of Ausubel's Meaningful Learning Theory (MLT). In order to better understand the participation of students through activities and interaction with peers and teacher-researcher, we opted for a qualitative research, following a case study. Data analysis allowed the choice of such categories: alternative conceptions, progressive differentiation, integrative reconciliation, meaningful learning / consolidation and attitude. From the results obtained, it can be inferred a consistent cognitive and attitudinal engagement, allowing to point to the potential of the didactic material regarding meaningful learning.
Key words: PSTU, Theory of Significant Learning, Refraction, Lenses, Experiments.

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